Itapemirim

Pesquisadores estudam solução para erosão marítima - Meio Ambiente

Meio Ambiente Pesquisadores estudam solução para erosão marítima

Pesquisadores do Departamento de Recursos Hídricos da Universidade de Campinas (Unicamp) estiveram presentes na manhã desta terça-feira (24), em Itapemirim, para elaborar junto ao município, para elaborar um projeto definitivo que solucione o caso da erosão dos calçadões da beira mar.

Após a visitação, os pesquisadores Thiago Zenker e Patrícia Dalsoglio se reuniram com o Secretario de Integridade Governamental e Transparência, Luiz Henrique Abaurre, junto as secretarias de Obras e Meio Ambiente para fazer um estudo preliminar às obras e firmar uma parceria entre a prefeitura e a Unicamp.

Durante a visita, foram avaliadas a possíveis causas e o melhor tipo de intervenção. Os pesquisadores propuseram um projeto pioneiro no país que, apesar do baixo custo, possui alto índice de sucesso em países de primeiro mundo.

Em Santos, litoral de São Paulo, está sendo implantando o projeto, que vem apresentado ótimos resultados.

As Geobags, como são chamadas, são bolsas de material altamente resistente e ecologicamente utilizadas. Elas são preenchidas com areia do próprio litoral e se integra facilmente a locais estratégicos para amortecer as ondas do mar, fazendo com que a areia permaneça acumulada de forma natural na costa litorânea.


Tags:



Publicidade