Vitória

Greve dos professores chega ao fim - Após um mês

Após um mês Greve dos professores chega ao fim

A greve dos professores da rede municipal de Vitória terminou após 30 dias. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Dimitri Barreto, a decisão foi quase unânime por parte da assembléia, que se reuniu nesta terça-feira (24), no Sindicato dos Bancários, no centro da capital. A partir da  quarta (25), acontece o retorno as aulas para 30 mil alunos.

Segundo Dimitri, desde o mês passado, cerca de 1400 professores (o que representaria 30% da categoria), cruzaram os braços, entre idas e vindas ao movimento grevista. "Toda semana estávamos nos reunindo para avaliar o assunto. A greve era o ponto de partida da categoria", disse o diretor, quando questionado se a assembleia foi chamada para discutir o fim da greve ou não.

A greve dos professores aconteceu em meio a ameaças de corte de ponto, demissões e publicação de novos nomes para contratação na rede de ensino por parte da Prefeitura de Vitória. Dimitri avaliou que essa é uma prerrogativa legal do poder executivo.

"O Sindicato diz se houver processo administrativo disciplinar, estará à disposição para ajudar. Não me cabe, enquanto sindicato, questionar algo que é legal. Me cabe defender os que vierem a sofrer retaliações por conta do movimento grevista. Vamos colocar nosso jurídico a disposição".

Dimitri afirma que o movimento foi marcante, e mostrou a sociedade que a educação precisa ser valorizada e vista. Com o fim da greve, os professores aguardam a volta do diálogo com o Governo, para discutir, entre as pautas, o aumento salarial. "A esperança agora é que o Governo cumpra sua promessa, de que se os professores encerrassem a greve, estariam voltando a negociar. Esperamos a reabertura dessa mesa, para dialogar sobre questões econômicas e nossa valorização".


Tags:



Publicidade