Venda Nova do Imigrante

Prefeitura cria projeto de lei que permite vender queijo - Novidade

Novidade Prefeitura cria projeto de lei que permite vender queijo

Os pequenos agricultores de Venda Nova do Imigrante poderão receber uma excelente novidade em breve. A Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei (PL) que regulamenta a produção e comercialização de queijo artesanal feito a partir do leite cru. O objetivo é beneficiar famílias e expandir o agroturismo.

O PL cria regras que permitem aos produtores familiares fabricar e vender, no Município, queijo a partir do chamado leite cru, aquele que não passou por processo de tratamento térmico. Hoje, famílias que vivem da atividade agrícola já produzem esse tipo de queijo, mas apenas para consumo próprio.

A nova medida deve facilitar a vida de quem vive no campo. "A legislação atual torna inviável para o pequeno agricultor produzir e vender seu produto artesanal. Queremos lhe dar a oportunidade e permitir que a tradição por trás desse queijo seja preservada e gere renda", comenta Frederico Rodrigues, chefe de Gabinete.

O projeto vai beneficiar também o turismo, importante atividade econômica de Venda Nova. Com a regulamentação, as famílias que já participam do agroturismo e outras ainda não incluídas vão poder colocar à disposição de turistas um produto cheio de história e valores, garantindo mais renda.



Queijo com jeito caseiro e segurança alimentar

Um dos pontos mais importantes abordados no projeto de lei é a segurança dos queijos artesanais. Há exigências sobre a água, leite, rebanho e embalagem envolvidos na produção, mas todas as normas são adequadas à capacidade dos pequenos produtores. A fiscalização ficará a cargo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O projeto está na fase de análise pelos vereados, que vão discutir e votar a matéria conforme cronograma da Câmara. Para começar a valer, o texto precisa ser aprovado pelo Legislativo municipal e, em seguida, ser sancionado pelo prefeito e publicado. Você pode ler o documento na íntegra clicando aqui.


Tags:



Publicidade