Iúna

Reaberta para atendimento a Rede de Atenção Psicossocial - Saúde Mental

Saúde Mental Reaberta para atendimento a Rede de Atenção Psicossocial

A Secretaria Municipal de Saúde de Iúna reimplantou a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que visa readequar o atendimento em Saúde Mental de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental a fim de oferecer um melhor serviço aos usuários.

A RAPS contempla o atendimento dos usuários nos vários níveis de complexidade do sistema.

A função da Saúde Mental é de prestar atendimento a pessoas com sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço.

Os pacientes avaliados pelo médico como grau severo serão atendidos no Centro Municipal de Saúde. Somente a partir dessa avaliação na Unidade Básica é que a própria UBS encaminhará os pacientes para a Assistente Social Jussara, onde o paciente será avaliado pelo psiquiatra, que elaborará seu Projeto Terapêutico Individual.

A Saúde Mental do município possui equipe multiprofissional – composta por psicólogo, psiquiatra, técnico de enfermagem, assistente social.

A Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami, reforça que está articulando parcerias com o Ministério da Saúde para implantação de um CAPS – Centro de Apoio Psicossocial no município, e leitos psiquiátricos na Santa Casa de Iúna, assim sendo, são menos pacientes que precisam sair de Iúna para tratamento.

O prefeito Weliton Virgílio destacou que o Projeto é muito importante para o município e que com a implantação do CAPS em Iúna, poderemos oferecer para os pacientes da saúde mental a assistência em horário integral.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?