Venda Nova do Imigrante

A importância da família na formação dos estudantes - Debate Familiar

Debate Familiar A importância da família na formação dos estudantes

Famílias de estudantes da rede estadual, de Norte a Sul do Estado, estiveram reunidas neste sábado (14), no 1º Encontro Formativo Escola Família. O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e promoveu o debate sobre a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes. Aproximadamente 700 pais e responsáveis participaram do evento.

Na oportunidade, a pesquisadora e professora Tânia Resende apresentou uma palestra com o tema "Família e Escola em Tempos de Novas tecnologias: o desafio e a honra de ser ‘responsável’". "É importante que as famílias acompanhem os estudantes em todas as fases da vida escolar. A palavra que persiste é envolvimento na educação dos filhos", destacou Tânia.

Também durante o evento, os pais e responsáveis ouviram atentamente a apresentação sobre o programa Sedu Digit@l e a experiência da diretora da Escola Estadual Professora Juraci Machado Luana Santos Lemos, que desenvolve um trabalho com a comunidade escolar para melhor a autoestima dos estudantes.

Fechando o evento, a representante do Instituto Ayrton Senna, Marina de Cuffa, falou sobre a educação socioemocional nas escolas, para melhorar o desempenho escolar dos estudantes.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, encontros como esses fazem com que os pais entendam a importância de sua presença regularmente na instituição de ensino. "Quando os responsáveis pelos alunos participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os estudantes se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados. O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias, sobre tudo relacionado ao rendimento escolar do filho, normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa. Isso, inevitavelmente, promove uma melhora no desempenho do aluno", esclareceu.

Para Nelma Aparecida Néres, diretora da Escola Estadual Mestre Álvaro, "é muito importante essa aproximação entre as famílias e as escolas. Hoje temos aqui presentes pais/responsáveis que participam ativamente dos trabalhos e atividades das escolas, precisamos fortalecer essa relação".

Patrícia Mendes Ribeiro, que é mãe de três estudantes da Escola Estadual Prof. Juracy Machado, ficou muito animada com a iniciativa. "Espero que esse seja o primeiro encontro de muitos. As famílias precisam estar presentes nas escolas e acompanhar a rotina das crianças e jovens. Isso é fundamental para um melhor desenvolvimento dos nossos filhos, ajudando a escola a preparar bons cidadãos".

O encontro faz parte do "Programa Estadual de Parceria Escola-Família" que desenvolve com as escolas encontros formativos direcionados a equipe gestora e as famílias dos estudantes, associados a uma série de proposições práticas e de incentivo à atuação coletiva.


Tags:



Publicidade