Pinheiros

Governo autoriza início das obras no Hospital e Maternidade - São Mateus

São Mateus Governo autoriza início das obras no Hospital e Maternidade

O Governo do Estado, nesta sexta-feira (13), deu ordem de serviço autorizando o início das obras de reforma, ampliação e adequação do Hospital e Maternidade de São Mateus. Após a conclusão das obras, as grávidas e os recém-nascidos não precisarão mais ser transferidos para outras cidades, como Colatina e municípios da Grande Vitória, para serem atendidos.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que as obras foram autorizadas porque 100% dos recursos já estão disponíveis. Hartung destacou que as intervenções terão impacto direto na qualidade de vida da população. "Para nós do Governo é uma alegria enorme começarmos intervenções de grande apelo social com a liberação das obras do Hospital Maternidade. Investimento muito grande e fruto da nossa organização. Não chegaríamos aqui sem ter feito as providências necessárias. Fizemos o dever de casa".

O subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily, destacou que hoje a unidade realiza 1.764 partos por ano e conta com 37 leitos do SUS, sendo 26 leitos obstétricos, e que a obra vai ampliar muito a capacidade de atendimento. "A unidade será referência em gestação de alto risco para os 14 municípios da Região Norte, além de aumentar a abrangência de seu atendimento em gestação de risco habitual de quatro para oito municípios, passando a atender também São Mateus, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário", explicou.

Marily informou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já repassou R$ 3.746.934,57 para as obras e acrescentou que, com a ampliação, o hospital terá capacidade de realizar 3.382 partos de risco habitual e 966 partos de alto risco por ano. Além disso, terá 55 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento à mulher e à criança da região.

Em novembro de 2017, o Governo do Estado assinou um aditivo ao termo de fomento firmado em janeiro daquele ano com o objetivo de reformar e ampliar a estrutura física do hospital. O passo seguinte foi realizar o processo licitatório para contratação da empresa que realizará o serviço.

O subsecretário Fabiano Marily lembrou que a parceria entre o Governo do Estado e o Hospital e Maternidade de São Mateus, que é uma instituição filantrópica, reafirma a lógica de trabalho do governo estadual de buscar alternativas para aumentar e melhorar a oferta de serviços na região de moradia do cidadão, levando atendimento em saúde para cada vez mais perto do usuário.

Marily salientou, ainda, que o hospital tem 60 anos de história e de serviços prestados à comunidade mateense e do entorno, por isso esse investimento na melhoria do serviço materno-infantil também representa a valorização da relação do cidadão com sua região.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.


Tags:



Publicidade