Nova Venécia

Mil vagas de estágio para estudantes de licenciatura - Oportunidades

Oportunidades Mil vagas de estágio para estudantes de licenciatura

Oportunidades para estudantes de ensino superior. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, nesta quarta-feira (11), a abertura de mil vagas de estágio por meio do programa Bolsa Estágio Formação Docente. Poderão participar estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Letras Português, Matemática, Química e Pedagogia, e as inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.ciee-es.org.br, a partir desta sexta-feira (13).

As oportunidades são para universitários devidamente matriculados e cursando a partir do 4º período de instituições públicas ou privadas regularizadas conveniadas com a Sedu.

"São mil vagas para estágio nas escolas estaduais abertas para jovens que estejam fazendo licenciatura e que desejam ser professores. Nós vamos acolher esses estudantes para que eles possam vivenciar o dia a dia das escolas. As escolas serão um laboratório real", explica o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Das mil vagas, 312 serão abertas para estudantes de Letras, 288 de Pedagogia, 248 de Matemática, 83 de Biologia, 39 de Química e 30 para Física.

As vagas são destinadas às escolas estaduais distribuídas nas 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs), com previsão de início do estágio em junho de 2018.

Os aprovados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 680,42, que corresponde ao valor da bolsa e o vale-transporte. A jornada de trabalho será de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.


Inscrição e seleção

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site do CIEE-ES - www.ciee-es.org.br, a partir desta sexta-feira (13) até 23h59 do dia 27 de abril. No ato da inscrição o estudante deverá indicar em qual Superintendência Regional de Educação (SRE) pretende atuar, podendo indicar apenas uma SRE.

Para concluir a inscrição, o candidato deve anexar no portal do CIEE-ES, no ambiente do processo seletivo, os documentos: declaração escolar, atualizada emitida pela Instituição de Ensino que comprove que o candidato está devidamente matriculado e frequentando o curso, e o histórico escolar, com o coeficiente de rendimento obtido até o último período ou ano escolar concluído (2017/2) pelo candidato de ensino superior e, com comprovação caso tenha cumprido o estágio curricular obrigatório.

Após a verificação de conformidade da inscrição com todos os requisitos estabelecidos, o candidato receberá um e-mail do CIEE com o comprovante de deferimento da inscrição, que também estará disponível no ambiente do processo seletivo no portal do CIEE/ES.

Para a seleção dos estudantes, o coeficiente de rendimento escolar será utilizado como critério de classificação. Quanto maior o coeficiente do estudante, melhor será a posição ocupada. A lista de classificação será publicada dia 11 de maio.

Os estudantes classificados além do número de vagas disponíveis constituirão cadastro reserva, podendo ser chamados no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data de divulgação do resultado.

O edital com todos os detalhes sobre a seleção será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12).


Contratação de coordenadores e supervisores

Na nova estrutura do Programa, além dos estagiários, serão contratados também profissionais da rede estadual e das Instituições de Ensino Superior conveniadas que, por meio de um trabalho conjunto, vão promover a ampliação da assistência e coordenação dos licenciandos durante sua formação inicial.

Atualmente, 42 Instituições de Ensino Superior estão conveniadas com o programa (Ufes, Ifes e particulares).

Serão contratados supervisores de área, que serão profissionais da rede estadual, além de 55 coordenadores acadêmicos e 152 coordenadores de áreas, que serão profissionais de Instituições de Ensino Superior.

"O programa capixaba Bolsa Estágio Formação Docente foi inspiração para a implantação do Programa de Residência Pedagógica pelo Ministério da Educação (MEC). O Espírito Santo é o único estado que tem um programa com essa preocupação em ajudar a formar um melhor profissional, para que a gente possa melhorar a qualidade do trabalho pedagógico e a educação capixaba", contou o secretário.


Programa Bolsa Estágio Formação Docente

O Governo do Estado oferece oportunidades de estágio, não obrigatório e remunerado, aos estudantes de licenciaturas residentes no Espírito Santo. O objetivo é oportunizar a integração da teoria aprendida nas Instituições de Ensino Superior (IES) com a prática da docência em sala de aula, contribuindo, assim, para a formação profissional dos futuros professores.

O Programa Bolsa Estágio Formação Docente foi criado em 2010, por meio do Decreto 2563-R, e tem como principal objetivo complementar a formação inicial dos futuros professores.

Para participar do Programa o estudante precisa estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) conveniada à Sedu e cursar no mínimo o 4º período de sua graduação. Caso a IES não seja conveniada, ela deve entrar em contato, por meio do telefone (27) 3636-7836, solicitando a formalização do termo de convênio. Somente a partir da assinatura desse termo é que o estagiário poderá participar dos programas de estágios, seja ele obrigatório ou remunerado, oferecidos pela Sedu.


Seleção para contratação de auxiliar de secretaria escolar


A Sedu anunciou também, nesta quarta-feira (11), a abertura de processo seletivo para contratação de profissionais em designação temporária (DT) para o cargo de auxiliar de secretaria escolar. As vagas são destinadas para cadastro reserva, com previsão de contratação imediata de 600 profissionais. Os demais candidatos serão chamados de acordo com as necessidades da Secretaria.

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, no site www.selecao.es.gov.br, a partir das 10 horas da sexta-feira (13) até 17 horas do dia 20 de abril.

Para participar da seleção, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, ter diploma de conclusão do Ensino Médio e curso de informática básica (Windows, Word e Excel) com carga horária de no mínimo 30 horas, emitido por instituição legalmente constituída, conforme estabelece o edital.

"Outro profissional que vamos beneficiar é o auxiliar da secretaria escolar. Serão abertas vagas para compor equipes de diversas escolas. O auxiliar de secretaria escolar é um profissional que interage com as famílias, os estudantes e que cuida da questão documental da escola", disse o secretário Haroldo Rocha.

O auxiliar de secretaria escolar tem como função realizar atividades típicas do ambiente escolar, tais como: matrícula de alunos, censo escolar, expedição de certificados, diplomas, históricos e outros documentos da vida escolar; efetuar atendimento ao público e realizar registros no sistema de Gestão Escolar, além de desempenhar outras atribuições de acordo com a sua unidade e a natureza de trabalho. A carga horária é de 30 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 1.179,00.

O edital com todos os detalhes sobre a seleção será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12).


Cadastro reserva

De acordo com a Lei Complementar 809/2015, os contratos em designação temporária podem ser de até 24 meses, sendo a vigência de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, após avaliação de desempenho dos profissionais contratados.

Atualmente, 2.231 auxiliares de secretaria escolar atuam na rede pública estadual e já passaram pela avaliação de desempenho.


Seleção

O processo seletivo para contratação de profissionais para o cargo de auxiliar de secretaria escolar será composto pelas seguintes etapas: inscrição e declaração de títulos, de caráter classificatório; chamada, comprovação de títulos e formalização do contrato de trabalho, de caráter eliminatório.

A etapa de inscrição e a classificação serão totalmente informatizadas. Já a etapa de comprovação de títulos compreenderá: convocação para entrega e comprovação dos documentos, sendo esta etapa eliminatória.

É de responsabilidade do candidato a legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados, além do acompanhamento do processo seletivo por meio dos sites www.selecao.es.gov.br ou www.educacao.es.gov.br.

A lista geral dos candidatos classificados será disponibilizada no site www.selecao.es.gov.br em ordem decrescente, conforme pontuação declarada pelo candidato no ato de inscrição e divulgada por Superintendência Regional de Educação e município de interesse.


Tags:



Publicidade