Guarapari

Mais uma etapa de regularização das agroindústrias - Inspeção Municipal

Inspeção Municipal Mais uma etapa de regularização das agroindústrias

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semag), realizou na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Escola Municipal Ana Rocha Lira, uma reunião com os proprietários e representantes das agroindústrias de pequeno porte que trabalham com produtos de origem animal. O objetivo foi tratar da obtenção do registro desses estabelecimentos e produtos no Serviço de Inspeção Municipal, garantindo a eles o selo SIM. Ao todo são aproximadamente 40 agroindústrias pertencentes a essa categoria no município e dessas, mais de 25 enviaram seus representantes a reunião.

A obtenção do registro vai além da questão da saúde pública, pois, somente com ele, o produtor poderá comercializar seus produtos nas feiras de Guarapari. Dentre os assuntos tratados estavam a concessão do registro provisório, fiscalização nas feiras e comércios do município, novo regulamento da feira e o edital do processo seletivo que será lançado para concessão de permissão de uso do espaço público para as feiras de produtores na cidade.

O Engenheiro Ambiental e de Segurança, Luciano dos Santos, que presta consultoria a várias agroindústrias da cidade, considera essa atitude muito positiva "Quando se tem um selo de qualidade, tem também um procedimento, um padrão, um controle do produto, conseguindo então colocar no mercado um produto de qualidade, agregando valor a mercadoria a ser comercializada".

Guarapari possui agroindústrias que comercializam produtos de origem animal como mel, laticínios, ovos caipiras, pescados, linguiças e defumados. A intensão da Semag é, através do Sim, regularizar e agregar valor a esses produtos. "A agroindústria quando inscrita no Serviço de Inspeção Municipal, é acompanhada, recebe treinamentos, orientações e tem seus produtos inspecionados. Isso abre mercado para os produtos que podem acessar, inclusive, as compras governamentais, como o por exemplo, a merenda escolar", afirmou o médico veterinário, coordenador do Sim, Arivald Santos Ribeiro.

"Não podemos permitir, em nossas feiras e comércios, a venda de alimentos sem procedência. Através deste selo, estamos garantindo a qualidade dos produtos produzidos por essas agroindústrias, pois eles serão vistoriados e receberão toda assistência técnica da Semag. Estamos cuidando para que a população, que consome os produtos das agroindústrias de Guarapari, saiba que está consumindo alimentos de muita qualidade", finalizou secretária municipal de meio ambiente e agricultura, Christina Santos.


Tags:



Publicidade