Santa Teresa

Rede Cuidar recebe os primeiros pacientes em Santa Teresa - Saúde

Saúde Rede Cuidar recebe os primeiros pacientes em Santa Teresa

Muita dor nos pés e dificuldades para andar. Essas foram as queixas da dona de casa Penha da Consolação Baptista da Luz Avarinto, 50 anos, a primeira paciente atendida na Rede Cuidar em Santa Teresa.

A dona Penha, moradora de Santa Teresa, chegou às 6h45, passou por um técnico de enfermagem, um enfermeiro e pelo ortopedista. "Estou muito feliz com a novidade, não preciso mais acordar de madrugada para pegar ônibus e chegar em Vitória, agora faço tudo aqui", relatou a paciente. Antes de ir embora, dona Penha já saiu com agendamento para o seu próximo atendimento para esta terça-feira (10).

Além de dona Penha, mais oito pacientes foram atendidos no primeiro dia da Rede Cuidar, a grande maioria pacientes ortopédicos. Para o médico responsável pela especialidade, Adriano de Souza, a iniciativa é fantástica. "Um dos motivos que me trouxe aqui é a possibilidade de realizar um atendimento especializado na região. Trazer os especialistas para perto é uma grande sacada, aumenta a qualidade de vida do paciente que passa a ser atendido com mais rapidez já que não precisa ir até a capital. Além disso, todos serão atendidos por uma equipe multidisciplinar de assistente social, psicólogo, nutricionista, enfermeiros entre outros. O foco é sempre no paciente", destaca.

Subir os 11 degraus que levam da cozinha para o quarto. Essa é uma das dificuldades que a aposentada Analdina Matielo Dipré, 67 anos, apresentou ao procurar uma unidade de saúde. Com dores e cansaço Dona Analdina, também moradora do munícipio de Santa Teresa, estava muito satisfeita com a facilidade de um atendimento especializado próximo de casa "Já sai de casa, por muitas vezes as cinco da manhã para conseguir chegar na consulta em Vitória, era cansativo, perdia o dia todo pra ir e voltar. Agora, chego aqui com 10 minutos. Estou muito feliz", contou a aposentada.

Quem relatou também todos os benefícios relacionados à distância foi o motorista da prefeitura de Santa Leopoldina, Izidoro Storch. "Trouxe três pacientes hoje. Cheguei aqui com uma hora, antes precisava sair de Santa Leopoldina as cinco da manhã para chegar em Vitória às 8 horas. Além do tempo, do gasto com combustível e alimentação, o risco da estrada diminui muito. Vai melhorar para todos", disse.


Rede Cuidar Santa Teresa

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

A unidade de Santa Teresa é a segunda da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017.
Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a unidade.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

A Unidade Básica e a Unidade de Cuidado Integral vão trabalhar juntas para acompanhar todos os passos do paciente. A comunicação entre esses dois níveis de atendimento é fundamental para que a Rede Cuidar funcione e as pessoas tenham um atendimento de qualidade. Uma vez atendido na Rede Cuidar, o paciente volta para casa com um plano de cuidado elaborado para ele e por ele, com dicas e orientações sobre alimentação, exercícios e como tomar corretamente os remédios que precisa.

O destaque desse modelo é a atuação de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros profissionais que trabalharão de forma integrada para oferecer um atendimento personalizado e de qualidade. Além de proporcionar um atendimento focado nas necessidades do indivíduo, o modelo da Rede Cuidar prevê uma otimização de recursos e tempo.


Consultas e Exames

A unidade Cuidar em Santa Teresa iniciará com capacidade para ofertar 74.450 procedimentos ambulatoriais, entre consultas e exames especializados, por ano, podendo ampliar estes serviços conforme necessidade identificada.
Serão oferecidas na unidade seis linhas de cuidado: Mulher e da Criança de Risco, incluindo a propedêutica (etapas iniciais) de câncer de mama e de colo de útero; Hipertensão e Diabetes de alto e muito alto risco; Ortopedia; Oftalmologia; Dermatologia (câncer de pele); e Cardiologia (risco cirúrgico). Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.

Serão realizados exames de ultrassonografias, mamografias, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, Mapa, holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, radiológicos, ultrassonografias, tomografias, ceratometria, tonometria, retinografia, além de biópsias, exéreses, colposcopias e eletrocauterizações.


Rede Cuidar

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. Além de Nova Venécia e Santa Teresa, os municípios de Linhares e Guaçuí também contarão com a Rede Cuidar, até o final deste ano. Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.

Com a implantação das unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória. A primeira unidade da Rede Cuidar no Estado foi inaugurada em Nova Venécia, em setembro do ano passado.

A gerência da unidade de cuidado integral à Saúde, a Rede Cuidar em Santa Teresa, será feita pelo Hospital Madre Regina Protman. Essa foi uma decisão dos gestores do SUS na região para garantir integração com o atendimento hospitalar.





Tags:



Publicidade