Aracruz

Tradicional Desfile Cívico volta em Aracruz - Resgate cultural

Resgate cultural Tradicional Desfile Cívico volta em Aracruz

Após sete anos as famílias aracruzenses puderam prestigiar e conhecer um pouco mais de sua história, tradição e diversidade contada por meio do tradicional Desfile Cívico, Multicultural e Militar, em homenagem aos 170 anos de emancipação política do município.

Em um palanque montado para receber as autoridades, o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri declarou aberto o desfile e agradeceu todas as famílias que foram ver de perto esse resgate cultural da cidade. "Tenho muita alegria de poder estar hoje à frente desse município. Quero aqui agradecer a cada morador aracruzense que contribui de alguma forma para melhorar nossa cidade, e aqui veio com sua família conhecer suas etnias e costumes. Nesse momento declaro aberto nosso desfile multicultural. Prestigiem", falou.

No início dos desfiles, o corpo musical da Polícia Militar fez uma bela apresentação com seus instrumentos, sendo acompanhados pelos carros da Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar. "Para mim é uma alegria especial ver nossa banda de música abrindo o desfile nessa homenagem aos 170 anos de emancipação política de Aracruz, em uma semana em que a própria polícia completa 183 anos de existência, a instituição mais antiga do Espírito Santo", comemora.

Na sequência foi a vez das escolas municipais com centenas de alunos darem um show de coreografia. Muitos com cartazes e faixas contavam a origem de cada escola, a história da cidade, com o decreto que a nomeou, a transferência de sua sede administrativa, antes localizada em Santa Cruz, além de menções e homenagens às tradicionais famílias, escritores, professores, globalização, Copa do Mundo, Comunidade de Leitores, o comércio, a indústria, além dos desportistas do Bolsa Atleta.

Os grupos culturais – Índios Tupiniquins, a banda de Congo São Bendito de Itaparica, o Grupo di Ballo Nova Trento e Teatro Sacro também desfilaram contando sua história. "Muito bonito o que acontece aqui hoje. Primeira vez que eu presencio esse desfile. Está sendo um sucesso, parabéns a todos os organizadores". Falou o operador de máquina, Ronaldo Geraldo Lagari.

A estudante Bruna Cristina da Silva também curtiu muito o que viu. "Estou gostando bastante do desfile. Moro aqui há muito tempo e não tinha presenciado. Essa é uma iniciativa muito importante, pois reúne nosso passado e tradição, muito bom".


Tags:



Publicidade