Montanha

Inscrições abertas para a 15ª edição do Caminho do Imigrante - 1º de maio

1º de maio Inscrições abertas para a 15ª edição do Caminho do Imigrante

Automóvel na estrada de Bernardino Monteiro

Quem deseja rememorar os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar as paisagens que compõem a serra capixaba já pode se inscrever para a 15ª edição do "Caminho do Imigrante", que será realizada no dia 1º de maio. O evento é organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). São quase 30 quilômetros de caminhada, entre os dois municípios, nos quais os participantes relembram as vivências dos seus antepassados, em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O formulário para a participação está disponível no endereço: http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br.

O "Caminho do Imigrante" segue a estrada "Bernardino Monteiro", inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX. Para a definição do itinerário foram consideradas as descrições contidas nos documentos do APEES e as informações que estão em livros como: "Karina", de Virginia Tamanini e "Canaã", de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus avós e bisavós.



Programação:

Santa Teresa

5h30: Transporte para Santa Leopoldina (Praça Duque de Caxias)

Santa Leopoldina

6h45: largada para ciclistas

7h: largada para andarilhos

Santa Teresa

12h: Almoço típico

12h às 13h: Apresentações culturais

16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Observações:

O tráfego para veículos no percurso da caminhada estará proibido até às 12h.
Águas, frutas e outros gêneros alimentícios serão comercializados na estrada por entidades dos municípios organizadores.


Tags:



Publicidade