Espírito Santo

Violência contra a mulheres é tema na Câmara de Aracruz - Segurança

Segurança Violência contra a mulheres é tema na Câmara de Aracruz

Logo no início da 52ª sessão ordinária da Câmara Municipal, o presidente da Casa, Alcântaro Filho (Rede), pediu que fosse observado um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Hélia Gomes, irmã do vereador Lula, e a Taiene dos Reis Souza, vítima de homicídio cometido na noite do dia 30 de março, em Aracruz. Em alusão a mais um crime de feminicídio, do qual foi vítima Taiene, uma cidadã aracruzense, a vereadora Mônica Cordeiro (PDT) perguntou: "Até quando? A história se repetiu mais uma vez e por quantas vezes ainda se repetirá? Quem será a próxima vítima?" A vereadora lembrou que o Espírito Santo é o estado da região Sudeste campeão de assassinato de mulheres.

A vereadora Dileuza (PSB), por sua vez, lamentou que tivesse que ocupar a tribuna da Câmara para falar mais uma vez de feminicídio. Assim como Mônica, Dileuza alertou para a urgência de se discutir políticas públicas voltadas para o público feminino não só em nível municipal, mas também estadual e federal. "Nosso estado é o segundo do país em assassinato de mulheres. E apesar disso, os aparelhos que poderiam prevenir esse tipo de violência estão sucateados. O Centro Estadual de Referência à Mulher está fechado e equipamentos de assistência social têm risco de corte no orçamento federal e mínimo recurso no estadual, recebendo apenas 0,3% do Fundo Estadual de Assistência para Mulheres", informou.


Insegurança pública


Alcântaro Filho fez eco com a fala das vereadoras, lamentando que o estado do Espírito Santo apresente quatro vezes mais crimes de feminicídio do que a média nacional. "Aracruz ficou de luto com o brutal homicídio da Taiene, uma jovem, trabalhadora, estudiosa, com toda uma vida pela frente." Ele disse esperar que esse crime não se torne apenas estatística no quadro de violência do município e do estado e pediu que o governo estadual mude sua postura em relação à segurança pública. "No atual governo nós temos visto desprestígio e a falta de diálogo com a polícia militar. Não temos perspectiva de repor o quantitativo, que já é pequeno. Que o nosso governo possa dar a devida atenção à segurança pública no estado do Espírito Santo e, sobretudo, ao município de Aracruz, que infelizmente, encontra-se deveras frágil," disse Alcântaro. O crime que vitimou Taiene mereceu manifestações de indignação por parte dos vereadores Bibi Rossato, Marcelo Nena, Adeir Lozer (PTB), Lula (PRTB) e Paulo Flávio (PRB).


Convite

A vereadora Dileuza informou sobre a realização, no dia 12/04, na Assembleia Legislativa, do I Fórum de Mulheres no Poder Legislativo e do 12º Fórum de Política Pública para Mulheres Vítimas da Violência Doméstica e Familiar.


Centro de hemodiálise

Os vereadores Ronivaldo Cravo (PRP), Carlito Candin (PRP) Carlinho do Josiel (PP) e Adeir Lozer (PTB) agradeceram ao prefeito Jones Cavaglieri pelo anúncio da ordem de serviço que será assinada na sexta-feira, 06/04, para obras de reforma e implantação da ordem de serviço do Centro de Hemodiálise, que permitirá aos pacientes renais em Aracruz de realizar o tratamento no próprio município.


Requerimento

Dileuza leu requerimento do vereador Alberto Lopes (PRB) que solicita à Câmara de Aracruz licença para tratamento de saúde.


Apresentação em plenário

Projeto de Lei nº 010/2018: Institui no calendário oficial de datas e eventos do Município de Aracruz, "O dia do Taxista". Autor: José Gomes dos Santos.

Projeto de Decreto nº 002/2018: Concede Título de Cidadão Aracruzense. Autor: Alcântaro Victor Lazzarini Campos.


Votação em Plenário

Projeto de Lei nº 006/2018: Cria o Fundo Municipal dos Centros Empresariais de Aracruz, altera a Lei 3.888/2015. Autor: Poder Executivo Municipal.

Projeto de Lei nº 007/2018: Dispõe sobre a autorização do poder Executivo Municipal para apoiar financeiramente o INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Autor: Poder Executivo Municipal.

Projeto de Lei nº 037/2017: Dispõe sobre a denominação de logradouro público no Bairro Sauaçu, no Município de Aracruz. Autor: Marcelo Cabral Severino.


Tags:



Publicidade