Espírito Santo

Governador entrega Comenda Jerônimo Monteiro a empresário - Homenagem

Homenagem Governador entrega Comenda Jerônimo Monteiro a empresário

O empresário Arthur Arpini Coutinho, diretor-presidente do Frigorífico Frisa e da Luz e Força Santa Maria, recebeu na manhã desta quarta-feira (04), do governador Paulo Hartung, a comenda Jerônimo Monteiro, a mais alta honraria concedida a um cidadão capixaba, pelos trabalhos prestados ao Espírito Santo. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta.

A condecoração contou ainda com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; do secretário da Casa Civil, José Carlos da Fonseca; da Casa Militar, Coronel Ferrari; e o da Educação, Haroldo Corrêa.

O governador Paulo Hartung explicou que a entrega da comenda foi uma posposição do secretário Octaciano Neto. Hartung destacou que a homenagem é extensiva à família do novo comendador pela história de empreendedorismo em território capixaba.

"Essa homenagem simboliza alguns líderes que marcaram nossa história. É uma comenda que tentamos ser muito parcimoniosos, valorizando vidas e histórias de que influencia em nosso Estado e país. Estamos homenageando a sua família que tem uma história ligada ao ato de empreender, que não é fácil neste nosso país que é burocrático e dificulta quem quer trabalhar, produzir, gerar emprego e oportunidades", disse.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou a atuação do empresário no Espírito Santo. "O Dr. Arthur Coutinho tem uma grande participação no processo de industrialização no Espírito Santo. E uma importância não só para a os funcionários da Frisa, mas para todos os produtores rurais da bovinocultura. Hoje, o Estado consegue hoje industrializar maior parte da produção de carne bovina, suína, avicultura".

O homenageado contou um pouco da sua história e agradeceu a comenda.
"Quero agradecer a homenagem que muito me emociona e ao governador Paulo Hartung. Ao apoio da minha família, minha esposa, meus filhos. Sou muito grato a presença de todas as pessoas que vieram e a tempo não via. Meu muito obrigado", disse Arthur Arpini Coutinho.

Trajetória

Arthur Arpini Coutinho tem 85 anos, nasceu dia 23 de junho de 1932, na Fazenda Jovem Arminda, município de Colatina (ES). Casado com Ione Barbieri Coutinho, tem quatro filhos: Maria Stella Coutinho Bennesby, Henrique Barbieri Coutinho, Marcos Barbieri Coutinho e Renata Barbieri Coutinho. É filho de empreendedor. Seu pai, Henrique Nunes Coutinho, foi o fundador da Empresa Luz e Força Santa Maria.

No ensino superior, optou pela carreira de engenharia civil, na Escola Nacional de Engenharia – Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Foi admitido como engenheiro da Empresa Luz e Força Santa Maria S/A em janeiro de 1956, tendo sido eleito para o cargo de diretor-gerente em 24 de abril de 1964 e para cargo de diretor-presidente em 28 de abril de 2000, posição que ocupa até a presente data.

No Frigorífico Rio Doce S/A, o Frisa, foi eleito diretor em novembro de 1968; em setembro de 1972 foi eleito diretor-presidente, cargo que ocupa até hoje.

O Frisa é o único frigorífico do Brasil que funciona desde 1971 com a mesma empresa e o mesmo CNPJ. A empresa destaca-se como um dos principais frigoríficos do Brasil, com uma capacidade de produção diária de mais de 300 toneladas de carne. A empresa fornece carne bovina para cerca de 20 países na Europa, Américas, Oriente Médio e Ásia, tendo como principais mercados Israel, Rússia, Chile, China, Argélia, Emirados Árabes e Itália.


Tags:



Publicidade