Ibatiba

Escola Helena promove passeata pela inclusão - Autismo

Autismo Escola Helena promove passeata pela inclusão

A inclusão é um desafio de toda a sociedade e a Escola Municipal Helena Almocdice Valadão, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04), levou essa temática para as ruas com uma passeata que mobilizou profissionais da educação, alunos e pais.

A caminha atraiu olhares por todo o percurso e teve o objetivo de despertar a sociedade para a necessidade de combater o preconceito e lutar pela inclusão. A unidade, hoje, acolhe dois alunos autistas e eles, acompanhados de suas mães, puxavam a passeata que estava colorida de azul pelos balões carregados pelos alunos, o azul que é a cor que representa essa causa.

De acordo com a professora Celi Saraiva, uma das idealizadoras do movimento, é importante informar a população e mostrar que existem alunos matriculados, acolhidos e sendo incluídos na rede municipal. "Hoje a gente mostra que o nosso município faz a diferença com a inclusão. A inclusão não só faz parte da escola, a inclusão em si, ela faz parte da nossa vida, para que todo ser humano seja incluído na sociedade para participar de uma sociedade mais justa e lutar pelos seus direitos. E, hoje, estamos aqui lutando pelos direitos deles. Nós temos que ter conhecimento, nos temos que lutar, abraçar e incluir", declarou a professora.



A Luzinete, mãe do Davi, falou do papel da escola na vida do filho autista: "É importante para as pessoas conscientizarem mais da importância da escola na vida deles, que é onde eles socializam e aprendem a conviver com as pessoas em todos os ambientes que ele forem depois".



E Geane, que é mãe do autista Miguel, comemorou a ação: "Hoje, fazendo isso (a passeata), como mãe, me sinto orgulhosa da escola, do município porque vemos que eles têm importância para a escola para o município".

E quem deu uma lição de amor foi o Arthur, que falou da sua amizade com o colega de sala, o Miguel:" Eu gosto de brincar com ele, eu sou amigo dele. Eu dou pizza todo dia para ele, eu divido com ele", simples assim.

E ao longo da semana diversas outras ações estão programadas para serem trabalhadas com os alunos. A Diretora da unidade, Ulda Queiróz, relatou que haverá apresentação teatral, sessão de vídeos temáticos e uma apresentação especial realizada por um dos alunos autistas.





Tags:



Publicidade