Vitória

Câmara é iluminada de azul em solidariedade ao autismo - Conscientização

Conscientização Câmara é iluminada de azul em solidariedade ao autismo


Em apoio ao movimento de conscientização sobre o autismo, a Câmara Municipal de Vitória foi iluminada de azul e está divulgando informações sobre o tema. O autismo (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da pessoa.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 70 milhões de pessoas com autismo, ou 1% da população. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas. Mesmo sendo tão frequente, ainda existe muito desconhecimento e preconceito a respeito da síndrome. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 02 de abril, para a conscientização sobre o assunto.

As características da síndrome podem ser notadas nos primeiros meses de vida, em alguns casos. Mas para um diagnóstico, é necessária uma avaliação completa da criança feita por uma equipe de profissionais especializados. A intervenção precoce, feita logo que surgem os primeiros sinais de risco para o desenvolvimento infantil, evita que o desenvolvimento dessas crianças se encaminhe para transtornos ou deficiências graves. O pediatra tem um papel essencial na observação desses sinais.

Os pais de crianças com a síndrome também precisam do apoio de todos. Orientações de um profissional qualificado pode ajudar muito. Mas é importante que as pessoas saibam compreender e aceitar o sofrimento destes pais, acolhendo-os da melhor forma, sem críticas ou julgamentos.

As pessoas com autismo e sua família podem se beneficiar de tudo que a Assistência Social tem a oferecer no município onde residem. As informações sobre os benefícios, programas, serviços e projetos existentes e como acessá-los podem ser obtidas no CRAS, CREAS ou na Secretaria de Assistência Social.

Dentre os diversos direitos das crianças e adolescentes com autismo está o direito à educação. A inclusão escolar beneficia não só o autista como também os demais alunos porque colabora para o aprendizado do respeito, da tolerância às diferenças e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?