Anchieta

Servidores de Itapemirim são capacitados em Transparência - Secont na Estrada

Secont na Estrada Servidores de Itapemirim são capacitados em Transparência

Mais de 100 servidores da Prefeitura de Itapemirim participaram da capacitação do projeto "Secont na Estrada", realizado na tarde desta segunda-feira (2), no auditório do Centro de Vivência do Idoso. Os servidores assistiram à palestra do secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Marcos Pugnal, e ao workshop "Transparência e Lei de Acesso à Informação", ministrado pelo auditor do Estado Fabiano Louzada.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com o objetivo de disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão dos municípios capixabas.

O secretário Marcos Pugnal iniciou o evento falando sobre os problemas causados pela corrupção no País e como a transparência é capaz de transformar a realidade, permitindo maior participação da sociedade na gestão.

"Agradecemos a oportunidade de podermos compartilhar o conhecimento dos nossos auditores com os servidores de Itapemirim. O Governo do Estado foi avaliado com sucessivas notas 10 na Escala Brasil Transparente, da Controladoria-Geral da União (CGU), e pelo Ministério Público Federal (MPF). Mas temos sempre de ir além! Temos a missão disseminar e fomentar as ações de transparência, controle interno e combate à corrupção também entre os municípios, buscando a melhoria da gestão e uma maior participação social em todas as regiões capixabas. Este é o objetivo desse projeto", ressaltou.

Durante o evento, o prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha, anunciou medidas, como a criação de um canal online de ouvidoria e a assinatura de decretos para criar o Código de Ética dos Servidores e o Código de Ética do Fornecedor.

Workshop

No workshop, o auditor do Estado Fabiano Louzada abordou conceitos de transparência pública, sua importância e o papel do cidadão nesse contexto, além das principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação. Também falou sobre o Portal da Transparência do Estado (www.transparencia.es.gov.br) e o Serviço de Informação ao Cidadão.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, destacou que esta é uma das diversas iniciativas que a instituição já desenvolve junto aos municípios. "Nós acreditamos que é possível transformar práticas e realidades, e é por isso que estamos sempre dispostos a sermos parceiros nessas empreitadas. A melhoria constante do serviço público deve ser enxergada como o resultado de um trabalho coletivo que deve contar com a participação de todos", completou.

O projeto

Criado em 2016, o projeto "Secont na Estrada" passou por uma reformulação e, desde o ano passado, está sendo desenvolvido em parceria com a Esesp. São oferecidos workshops com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos dos Auditores da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção.

Em 2017, foram realizadas capacitações em Viana, Anchieta e Aracruz. O próximo evento já está marcado para o próximo dia 20, em Montanha, no Norte do Estado.

Os municípios que desejarem receber o "Secont na Estrada" podem solicitar o agendamento junto aos coordenadores regionais da Esesp. A proposta é que também seja incluído o tema controle interno e oferecida a modalidade a distância, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações.


Tags:



Publicidade