Pinheiros

Governo vai inaugurar maior barragem do Espírito Santo - Valter Matielo

Valter Matielo Governo vai inaugurar maior barragem do Espírito Santo

   

Neste sábado (31), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), vai inaugurar a maior barragem do Espírito Santo.

A barragem Valter Matielo (homenagem ao engenheiro e primeiro superintendente do Consórcio Público), localizada entre os municípios de Pinheiros e Boa Esperança, possui 256 hectares de área alagada, o equivalente a 256 campos de futebol com capacidade de armazenamento de 17 bilhões de litros de água. Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer uma cidade de 310 mil habitantes por um ano inteiro. 

A barragem é projetada para bloquear a água do Rio Itauninhas e armazenar quantidade suficiente para inundar um vale com 14 quilômetros de extensão.

Para se ter uma melhor dimensão da represa, seu perímetro do entorno da barragem é de aproximadamente 31 quilômetros de extensão. 

Para que a barragem fosse concluída, foi necessária a intervenção do Governo do Estado, que no final de 2015 por meio do Programa de Construção de Barragens, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, retomou a obra que estava parada e era de responsabilidade do município de Pinheiros em parceria com o Governo Federal.

A barragem Valter Matielo terá múltiplos usos, como irrigação, consumo animal e humano (depois de tratada), laser, entre outros. Beneficiando diretamente os moradores e produtores rurais dos municípios de Pinheiros e Boa Esperança, garantindo maior segurança hídrica para as atividades produtivas, além de representar um atrativo turístico para a região.

Coordenador da construção da represa, o secretário de Agricultura Octaciano Neto comentou sobre a obra: ""é um exemplo concreto de como combater a crise hídrica que assolou o Espírito Santo".

Além da barragem, o projeto Reflorestar está a todo vapor, auxiliando para a saúde hídrica do Estado, na manutenção e crescimento do meio biótico, com o reflorestamento de nascentes e das matas ciliares de rios e lagos.

A solenidade contará com presença do governador Paulo Hartung e de outras autoridades, e acontecerá às 9h30 no local onde foi construído o reservatório em Pinheiros.




Tags:



Publicidade