Vitória

Veja o que muda no novo Aeroporto de Vitória - Aviação

Aviação Veja o que muda no novo Aeroporto de Vitória

O novo aeroporto de Vitória foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (29) com estrutura para receber mais 5 milhões de passageiros por ano. A ampliação, que exigiu investimentos de R$ 523,5 milhões, marca a história do desenvolvimento capixaba, que ganha um grande investimento para o transporte, compatível com a economia do Espírito Santo.

A ampliação do aeroporto beneficiará passageiros, com o aumento do número de voos, maior segurança e conforto; terá impacto no turismo, inclusive com rotas internacionais; e irá melhorar o nosso transporte de cargas, nos tornando mais competitivos.

"Hoje estamos nos conectando e nos colocando no mapa do Brasil. O povo capixaba está com sua autoestima lá em cima. Além da importância turística, esse novo aeroporto será muito importante para o desenvolvimento logístico do Estado. Tudo isso, resultado de trabalho coletivo do governo do Estado, prefeitos, bancada federal e presidência da república", ressaltou o vice-governador, Cesar Colnago, durante o seu discurso.

Colnago aproveitou a ocasião para pedir o empenho do Governo Federal para priorizar obras importantes para o desenvolvimento do Estado. "No momento em que se discute a renovação da concessão da Vale da EFVM, é importante destacar que essa ferrovia é aqui no Espírito Santo. Por isso, aproveito a oportunidade para pedir que a contrapartida seja aplicada também aqui no Estado, no nosso Porto Central e no ramal ferroviário da Grande Vitória até a região sul capixaba. Além disso, um outro gargalo importante precisa da atenção do nosso presidente: a duplicação da BR262 para, de uma vez por todas, desembaraçar e desenvolver o problema logístico do Espírito Santo".

Michel Temer disse que irá se empenhar nas duas questões. "Vou agilizar todos os estudos e medidas para o ramal ferroviário e me empenhar no caso da BR 262", disse o presidente, parabenizando todos os envolvidos para a conclusão das obras o aeroporto.




O que muda

A ampliação do Aeroporto de Vitória, uma obra federal, elevará a capacidade de transportar passageiros/ano de 3,3 milhões para 8,4 milhões. A área do terminal de passageiros será ampliada de 6,2 mil m² para 29,5 mil m² e serão duas pistas para pousos e decolagens: a atual (de 1.750 m de comprimento por 45 m de largura) e outra de 2.058 m de comprimento por 45 m de largura.

Com a inauguração, o aeroporto terá 71 pontos comerciais e elevará a quantidade de vagas de estacionamento de 592 para 1,7 mil. A nova estrutura também contará com 6 pontes de embarque, e 31 balcões de check-in (hoje são 25), 8 elevadores e 3 escadas rolantes.

A viação Avianca já anunciou que realizará dois novos voos, para São Paulo, no Aeroporto de Vitória.




Posto de atendimento turístico

Para atender turistas e visitantes, a Secretaria Estadual de Turismo estará presente no novo terminal com o posto de informações turísticas, com recepcionistas bilíngues qualificados para orientar quem passar por lá.

"A ampliação do aeroporto vai refletir positivamente no turismo no Espírito Santo. Com a capacidade para receber mais pessoas por ano, abre-se um mercado cheio de possibilidades para o setor: aumento de voos, maior demanda por passeios no estado ou por hospedagem, novos serviços e produtos, entre outros", destacou o secretário estadual de Turismo, Nerleo Caus.


Tags:



Publicidade