Serra

Equipe da prefeitura transforma área de entulho em parque - Combate aos resíduos

Combate aos resíduos Equipe da prefeitura transforma área de entulho em parque

A Prefeitura da Serra separou 80 mudas de plantas para a revitalização de um terreno na avenida Amazonas, em Novo Porto Canoa, como parte do de um projeto de recuperação de áreas degradadas. Este espaço, que antes era usado para depósito irregular de entulho, vai virar uma área verde, com pista de bicicross e parque para a comunidade.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Ronaldo Freire, são 30 muds de ipê, 50 de pata-de-vaca, além de coqueiros e outras plantas para o projeto de paisagismo. Segundo ele, o plantio começa dentro de dez dias.

O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente (Semma), Serviços (Sese), Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Defesa Social (Sedes) e tem como meta dar uma nova destinação a estes terrenos, envolvendo a comunidade na retomada destas áreas.

Este é o primeiro ponto viciado de lixo que vai virar uma área de lazer, dentro de um trabalho que está sendo desenvolvido pela prefeitura, chamado "Serra, meu lugar", cujo objetivo é resgatar estas áreas degradadas, após uma limpeza geral, e entregar de volta para a comunidade, que vai escolher o que pretende fazer na área.

A equipe de representantes das secretarias visitou o local nesta sexta-feira, conferiu juntamente com a comunidade o nivelamento do terreno e a demarcação para a pista de bicicross. Além disso, os servidores do setor de Posturas, da Semma e da Defesa Social estão intensificando a fiscalização no local, já que algumas pessoas insistem em jogar lixo no local.

Ronaldo Freire explicou que os próprios moradores devem ajudar nesta fiscalização e precisam evitar usar o local como depósito de lixo. "O caminhão está passando regularmente no bairro. Basta depositar o lixo no horário e local adequado", disse. Além disso, existe um telefone de whats app – 99976-2595 – para receber denúncias (fotos e vídeos) de despejo irregular de entulho.

O secretário de Serviços, Guto Lorenzoni, explicou que no local eram retirados cerca de 12 carretas de 35 toneladas de entulhos cada (o que dava um total de 420 toneladas) por mês. Com a fiscalização das secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Social, este volume foi caindo e hoje a área está preparada para receber o parque da comunidade.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, disse que os estudantes de Arquitetura da faculdade Multivix também estão participando do projeto. Eles vão oferecer apoio técnico e orientar a comunidade na hora de executarem os projetos para a transformação da área.

Segundo ela, ainda neste mês vai acontecer uma reunião com os estudantes, moradores e demais representantes da sociedade civil para discutir a organização do mutirão de construção do parque. O processo está sendo gradativo, com a limpeza, o plantio das árvores, a preparação a pista e, no início de abril, a comunidade e os estudantes deverão se reunir para a conclusão dos trabalhos.

As pessoas e empresas interessadas em ajudar podem contribuir com material (como tinta, resina, terra, madeira, entre outros) para a construção dos equipamentos e aproveitamento da área de lazer. Para isso, basta procurar a Sedur, na sede da prefeitura da Serra.


Tags:



Publicidade