Alegre

Obras, serviços e habitação são destaques na Câmara - 50ª Sessão

50ª Sessão Obras, serviços e habitação são destaques na Câmara

A 50ª sessão da Câmara de Aracruz foi marcada por debates sobre o andamento de obras e serviços no município, sobretudo nas áreas de educação, saneamento, habitação e iluminação pública. Ronivaldo Cravo (PRP) agradeceu à Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) pela limpeza do valão do distrito de Guaraná. Por seu turno, Alcântaro Filho (Rede) comunicou que já está concluído o processo licitatório e definida a contratação da empresa para a obra de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Planalto.

O vereador fez questão agradecer aos servidores das secretarias de Educação e de Obras e Infraestrutura pelo empenho que viabilizou o projeto. O vereador Romildo Broetto (PV) lembrou que há aproximadamente 12 anos existe um déficit habitacional nas comunidades de Nova Santa Cruz e Morro do Cruzeiro devido à desapropriação de residências que se encontravam em área de risco. Segundo Broetto, no final do ano passado, o governo do estado cedeu uma área para equacionar o déficit habitacional naquela região. Ele pediu então que a prefeitura, através Secretaria de Habitação, tome providência para que seja feita a escritura da área cedida pelo estado de forma a solucionar o problema de moradia naquelas comunidades. 


Secretária de Saúde

Fábio Netto (PCdoB) comentou a reunião realizada no âmbito da Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente, na quarta-feira, 14/03, em que compareceu a nova secretária de Saúde de Aracruz, Clenir Avanza. O vereador elogiou a postura da secretária, em que reconheceu uma gestora na essência. Ele relatou que na reunião foram sanadas dúvidas quanto ao repasse da verba da prefeitura ao Hospital São Camilo, que estava atrasada devido a entraves burocráticos, mas que será realizado em breve.

Também membro da Comissão de Saúde, Dileuza (PSB) disse que a vinda da nova secretária "nos encheu de esperança de que agora a saúde de Aracruz está entregue em boas mãos" pela competência e conhecimento por ela demonstrados na reunião da semana passada.


Marielle Franco

Mônica Cordeiro (PDT) e Dileuza lembraram Marielle Franco, a vereadora do Rio de Janeiro, assassinada no último dia 14. Mônica lembrou as lutas da vereadora carioca na defesa dos direitos humanos e contra as ações violentas nas favelas do Rio de Janeiro. "A democracia e o direito à livre opinião foram gravemente afrontados. Não é à força da bala que uma sociedade que se pretende evoluída resolve suas divergências ideológicas. Direito a livre opinião é princípio constitucional e direito de todos e nós, como parlamentares, precisamos defender."

Dileuza (PSB) lembrou que atualmente no Brasil tem-se ouvido notícias trágicas não só contra a mulher, mas também contra crianças e adolescentes e mesmo contra policiais que se encontram nas ruas. Ela lembrou que, assim como Marielle Franco, parlamentares são vítimas de ataques. "Isso nos entristece", concluiu.


Indicações

Alberto Lopes (PRB) – pede que seja feita captação de água da Lagoa do Aguiar para abastecimento da comunidade de Vila do Riacho.

Paulo Flávio (PRB) – reconstrução de todo o canal da rede de esgoto e pluvial da Avenida Mauro de Oliveira Cunha, em Barra do Riacho.


Requerimentos

Bibi Rossato (PSL) – requereu moção de pesar pelo falecimento de Carmem Odete Bravo Rui.

Paulo Flávio – requer que sejam incluídos em pauta para apresentação em plenário os projetos 009/2018, que permite ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inscrever os devedores de fatura de água nos cadastros de inadimplentes nas entidades que prestam serviço de proteção ao crédito; e 011/2018, que dispõe sobre a política de incentivo ao desenvolvimento econômico e social no município de Aracruz e dá outras providências.


Votação em Primeiro Turno

Projeto de Lei nº 003/2018: Autoriza repasse de valores para Associação de Moradores de Guaraná. Autor: Poder Executivo Municipal.

Projeto de Lei nº 004/2018: Autoriza repasse de valores para JASCOM - Jovens Amigos a Serviço da Comunidade- Jacupemba. Autor: Poder Executivo Municipal.

Projeto de Lei nº 005/2018: Autoriza repasse de valores para AMOCA - Associação de Moradores de Córrego Alegre. Autor: Poder Executivo Municipal.


Votação em Segundo Turno

Projeto de Resolução nº 001/2018: Prorroga prazo da Comissão Especial. Autor: Mesa Diretora


Tags:



Publicidade