Guarapari

Procon Municipal alerta consumidor - Ovo de Páscoa

Ovo de Páscoa Procon Municipal alerta consumidor

A Páscoa está chegando. E nessa época aumenta o consumo de chocolates. Crianças e adultos são atraídos pela variedade de ovos de Páscoa disponíveis no mercado. No entanto é preciso alguns cuidados para que não haja frustração com a compra. Pensando nisso o Procon Municipal preparou algumas dicas para você consumidor.  

A boa e velha dica é a pesquisa, pois sempre há variação de preços nos mais diversos estabelecimentos. O consumidor também deve ficar atendo às informações veiculadas através de anúncios, panfletos e material publicitário porque o fornecedor deve sempre cumprir as ofertas anunciadas.

A linguagem deve ser clara na embalagem que deve conter informações como peso, quantidade, prazo de validade, composição e características. A embalagem também deve apresentar o selo do Inmetro quando houver brinquedos no interior do produto, e também identificação da faixa etária adequada para uso do brinquedo.

Os consumidores devem ficar atentos à quantidade de cacau presente nos chocolates, pois só pode ser considerado chocolate o produto que tiver no mínimo 25% de "sólidos totais de cacau", obtidos a partir da mistura de derivados de cacau, massa, cacau em pó ou manteiga de cacau com outros ingredientes, tudo de acordo com a Resolução 264/2005 da Anvisa, salientando que o chocolate branco deve apresentar, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. É importante que o consumidor opte por marcas que informam nas embalagens a quantidade de cacau, sob o risco de comprar produto com apenas sabor de chocolate.

Na hora da compra, é importante observar o local onde o chocolate é armazenado e verificar a limpeza do ambiente. O chocolate deve ficar longe de produtos que tenham odor forte, de produtos de limpeza e de fontes de calor. Em ambientes muito quentes o chocolate derrete e, no frio, o produto endurece e pode apresentar coloração esbranquiçada.

O peso de todos os produtos deve corresponder à parte que será consumida. Isso significa que o total em gramas declarado na embalagem dos ovos de Páscoa deve corresponder ao peso do chocolate, excluindo qualquer embalagem ou brinde.

Qualquer denúncia pode ser feita diretamente ao Procon, que fica à Rua Teotônio Ferreira Lima, esquina com Av. Praiana, 124, Praia do Morro. Telefones: 33614929, 32617534 ou 32625149.



Tags:



Publicidade