Bom Jesus do Norte

Manga ubá é destaque em Bom Jesus do Norte - Agricultura

Agricultura Manga ubá é destaque em Bom Jesus do Norte

Uma parceria entre o Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Cooperativa Agropecuária de Agricultores Familiares do Vale do Orobó (COOPERVIDAS – Piúma) e a Prefeitura de Bom Jesus do Norte beneficiou agricultores do Assentamento Santa Rita, que comercializaram com sucesso a produção de manga ubá no ano safra 2018.

A produção de manga ubá chegou até 20 caixas por planta e concilia com a cultura do café, pois a colheita acontece em época diferente. "Produzir não é difícil, vender na hora certa e receber foi o que nos ajudou este ano", disse o agricultor José Roberto Basílio.

A COOPERVIDAS se comprometeu, para a safra 2019, fornecer as caixas e o transporte para toda produção, além de uma empresa que adquiriu a produção de manga para a comercialização das polpas em todo o Espírito Santo.

Segundo o chefe do escritório do Incaper de Bom Jesus do Norte, Jarbas Borges, essa parceria foi essencial para a inclusão desses agricultores no processo de produção e comercialização. Fato importante para o sucesso da fruticultura no município e na região.


Manga Ubá

É uma variedade brasileira originada da cidade de Ubá, MG. Muito produtiva mas não regular, com frutos com 125g em média e sabor excepcional, é a principal variedade para produção de suco no Brasil.

Nativas das florestas do sul e sudeste da Ásia, as mangueiras foram introduzidas em várias regiões do mundo, começando sua expansão a partir da Índia séculos aC. Tempos depois chegam à África e ao Brasil através dos colonizadores portugueses.

As mangueiras necessitam de calor e períodos secos para produzirem bons frutos. É a maior árvore frutífera do mundo, capaz de grandes alturas, o que a faz precisar de larga circunferência para a copa e as raízes.

São muito bonitas por serem frondosas, de folhas brilhantes e perenes. Na época da floração adquirem cachos em tons amarelados e rosa que não raras vezes exalam agradável perfume. Depois disso, começam a pender as mangas que vão crescendo conforme a espécie. É necessário colhê-las pouco antes do amadurecimento, quando os frutos ficam em tons "verde e rosa" (motivo das cores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira!) porque se amadurecem muito na árvore começam a cair no chão já passados.

Há uma enorme variedade de mangas, todas elas ricas em vitamina A, potássio e magnésio. Na Índia a manga é fruta nacional, e lá acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro.

É largamente cultivada em regiões de clima tropical e subtropical, por conta das condições favoráveis de temperaturam luminosidade e umidade, como no sul da Ásia, América do Norte, América do Sul e América Central, no Caribe, nas porções sul e central da África e Austrália.


Tags:



Publicidade