Serra

Força-tarefa para fiscalizar de peixe a chocolate - Semana Santa

Semana Santa Força-tarefa para fiscalizar de peixe a chocolate

Em razão da Semana Santa, quando o consumo de alguns alimentos tende a aumentar, a Vigilância Sanitária da Serra intensificou a fiscalização dos estabelecimentos que comercializam produtos como pescados, palmitos e chocolate, por exemplo. O objetivo é averiguar as condições de armazenamento, manipulação, acondicionamento e venda destes produtos.
As visitas dos fiscais já começaram e acontecem até o dia 28 de março, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. O Projeto Semana Santa visa à educação e à fiscalização, com foco nas peixarias de Nova Almeida, Jacaraípe e Manguinhos, nas grandes redes de supermercado e nos shoppings centers.

No caso dos pescados, a água utilizada para fabricar o gelo, e até mesmo a quantidade usada para conservar o produto, podem interferir na qualidade do alimento. Já o palmito deve ser esterilizado antes de ser comercializado. Com relação aos chocolates, a observação é quanto ao acondicionamento. Os vendidos à granel devem ser manipulados com espátulas e luvas, por exemplo.

Além dessas questões, durante o período os fiscais também vão orientar sobre a importância de boas práticas na manipulação de alimentos; identificar a procedência do palmito comercializado in natura ou em frascos sem rótulo e também verificar se há venda clandestina; fazer a avaliação sanitária dos locais visitados; identificar condições de temperatura e armazenamento, no caso de refrigeração ou congelamento; analisar se o produto está em condição adequada de consumo; promover a educação sanitária; e exigir regularização daqueles em não conformidade com a Vigilância Sanitária.


Tags:



Publicidade