Vitória

Linha Verde pode ter prazo maior para multas - Dante Michelini

Dante Michelini Linha Verde pode ter prazo maior para multas

O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, prestou esclarecimentos à CPI da Máfia dos Guinchos nesta segunda-feira (19). No Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, ele falou sobre multas aplicadas nos estacionamentos rotativos da Capital e sobre a Linha Verde - que vem sendo implantada na Avenida Dante Michelini.

Em relação a essa novidade, o secretário informou que não serão aplicadas multas por videomonitoramento nos primeiros 30 dias de funcionamento (a Linha Verde começou a operar no último dia 12). Mas esse prazo poderá ser estendido para 60 ou até 120 dias caso a prefeitura avalie que seja necessário.

Respondendo a Janete de Sá (PMN), relatora da CPI, Hoffmann disse que a Guarda Municipal está orientada a educar o motorista sobre a proibição de transitar na faixa exclusiva de ônibus. "O OCR fotografa a traseira do veículo e pode identificar o motorista proprietário do veículo. O registro é ao vivo", explicou. Segundo falou, as imagens serão guardadas num servidor.

O secretário destacou que podem circular pela Linha Verde, além de ônibus de passageiros, públicos e particulares, os táxis, transporte escolar e vans de passageiros. "É preciso priorizar o transporte coletivo em detrimento do transporte individual. Por se tornar muito mais fácil adquirir um carro, desde o Plano Real, aumentou o número de transporte individual na cidade", opinou.

Ao responder sobre o preço diferenciado das tarifas, Hoffmann entende que talvez uma saída para o sistema de transporte de Vitória seja sua integração ao Transcol. A tarifa municipal não tem subsídio, ao contrário do Sistema Transcol. O secretário explicou que as linhas com ar-condicionado têm tarifas mais caras, benefício que não é suportado pelo valor da tarifa mais barata.

Segundo adiantou, serão implantadas duas novas linhas circulares ligando Jardim Camburi à Praça do Papa.


Rotativos

Já sobre o número de multas aplicadas nas áreas de estacionamentos rotativos, Hoffmann revelou que há uma inadimplência de mais de 60% no pagamento do serviço. "Se a prefeitura estivesse multando em excesso, os guardas não multariam. Há um desrespeito em mais de 60% em relação ao rotativo. Em cada dez, seis não estão pagando o rotativo", enfatizou o titular da pasta.

Questionado por Janete de Sá sobre suposta aplicação de multa duplicada para motoristas que estouram o tempo de estacionamento, Hoffmann explicou que é feito primeiramente o "aviso de regularização" emitido pela empresa contratada para operar o serviço. A multa é aplicada pela Guarda Municipal ao veículo irregular.

O secretário explicou ainda que em 2017 as multas aplicadas em estacionamento rotativo aparecem em terceiro lugar nas infrações de trânsito em Vitória. Ele se comprometeu a enviar à CPI todas as informações relativas a esse assunto, incluindo dados de janeiro e fevereiro de 2018.

Como sugestão que pode beneficiar o usuário do rotativo, Janete de Sá sugeriu ao secretário que motoristas tenham tolerância de 30 minutos depois do tempo pago para estacionar. Hoffmann se dispôs a levar a proposta para a os órgãos competentes para ser estudada.


Tags:



Publicidade