Itapemirim

Cachoeiro celebra 151 anos de emancipação com desfile cívico - Segue a programação

Segue a programação Cachoeiro celebra 151 anos de emancipação com desfile cívico

No próximo dia 25, Cachoeiro de Itapemirim completa 151 anos de emancipação política, e, na véspera (24), vai celebrar a data com desfile cívico escolar no centro da cidade, na parte da manhã.

O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Arte, Cultura e Diversidade, terá a participação de mais de 100 estudantes da rede pública municipal de ensino, que serão acompanhados pela banda marcial do Tiro de Guerra.

Os alunos são das escolas municipais Zeni Pires Ferreira, do bairro Amaral, e Oswaldo Machado, do bairro Baiminas. Também integram o desfile discentes matriculados em aulas de contraturno no Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga, do bairro Ferroviários.

O tema deste ano, "Escola: Potência da vida", tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento da cidadania através de atividades educacionais sobre a emancipação do município, trabalhadas, nas salas de aula, em todas as unidades de ensino da rede.

"Cachoeiro possui, em sua trajetória, uma história de lutas e conquistas até sua emancipação política. Comemorar esse dia é pensar sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade, refletindo o quanto somos importantes na construção histórica do nosso município e, consequentemente, no exercício da cidadania", justifica a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

A concentração para o início do evento, às 8h, será na rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro. Marcado para começar às 9h, o desfile partirá para a Câmara Municipal, onde haverá hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional.

Depois, às 9h40, a comemoração segue na praça Jerônimo Monteiro, com uma série de apresentações culturais preparadas pela Seme.

Confira a programação completa do desfile:

8h – Concentração em frente ao Shopping Cachoeiro, com os estudantes envolvidos
9h – Início do desfile, com destino à Câmara Municipal, hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional
9h40 – Apresentações culturais na praça Jerônimo Monteiro
* História da emancipação política de Cachoeiro, narrada por estudantes do Ciae Newton Braga
* Performance do balé infantil do Ciae, com a música "Eu sei que vou te amar"
* Performance das balizas do Ciae, com a música "Maria Maria"
* Solo de dança da aluna Ana Clara Bonfim, do Ciae, com a música "Pintor do mundo"
* Performance de dança do Ciae, com a música "Alegria"
* Encerramento


Tags:



Publicidade