Anchieta

Via Sacra orante pela mata no interior de Anchieta - Comunidade católica

Comunidade católica Via Sacra orante pela mata no interior de Anchieta

A Sexta-Feira Santa, para a maioria dos cristãos, é um dia de reflexão e oração. Assim é na localidade de Itaperoroma Baixa, no interior de Anchieta. A comunidade católica celebra a data em contato com a natureza, realizando uma penitência denominada Via Sacra Orante. A tradição, que inicia às 06h30min, está na 12ª edição e reúne centenas de pessoas para caminhar por um morro íngreme, relembrando o sofrimento das últimas horas de Cristo.

De acordo com Damiany Zuqui, uma das organizadoras do evento, o percurso é de sete quilômetros e dura cerca de três horas. "Durante a via sacra são entoados cânticos religiosos e realizadas orações. As 15 estações da via crucis é encenada em paradas, onde os participantes aproveitam para desfrutar também do belo visual da mata", explica Gozzer.

No cume do monte, a cerca de 800 metros de altitude, acontece a última parada, onde é celebrada a estação da morte de Cristo. "Lá oramos, pedimos graças e aproveitamos para refletir sobre a vida e morte de Jesus Cristo", conta.

Ao final, já ao pé do morro, em um sítio, os participantes se confraternizam com um café da manhã típico da região. Os organizadores pedem que os participantes usem de tênis e roupas leves e ainda levem água e frutas para se hidratarem durante o percurso.

Informações:
(28) 99961-8348 / 99975-2417.


Tags:



Publicidade