Espírito Santo

Licitação para construção de barragem em município - Governo autoriza

Governo autoriza Licitação para construção de barragem em município

Foi autorizada, nesta sexta-feira (16), a publicação do edital de licitação para a construção de barragem em Córrego Braço do Sul, no município de São Domingos do Norte, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento previsto para a construção do reservatório é de R$ 2 milhões.

A solenidade foi realizada durante a Assembleia Geral da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), no município de São Gabriel da Palha, e contou com participação de aproximadamente mil pessoas, com presença do governador Paulo Hartung; do vice-governador César Colnago; da prefeita de São Gabriel, Céia Ferreira; do prefeito de São Domingos do Norte, Pedro Dalmonte, o Pedro Pão; do gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Marcus Magalhães; do presidente da cooperativa, Antônio Joaquim de Souza Neto; além de autoridades estaduais e locais.

O projeto de engenharia foi feito pela cooperativa, que também doou a área para a construção do reservatório. A barragem fica localizada no município de São Domingos do Norte, na comunidade do Córrego Braço do Sul. A capacidade de armazenamento será de quase 120 milhões de litros, em 3,65 hectares, o que atende a uma população de 10 mil habitantes, por aproximadamente seis meses.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung explicou que a medida do Governo tem como objetivo atender a uma demanda do setor produtivo, representado pela Cooabriel, e disse que o Estado está avançando na política de produção e reservação de água. "Assinamos uma parceria importante que envolve a Prefeitura, a Cooperativa e a Secretaria Estadual de Agricultura para colocar de pé esse importante projeto", pontuou.

O gerente da Seag Marcus Magalhães também ressaltou a parceria entre o Governo e Cooabriel para viabilizar a construção da barragem. "As contas em dia do Governo aliadas à forte atuação e solidez da Cooabriel validam este projeto. A barragem é uma obra importante, pois será em uma fazenda de pesquisa agropecuária da Cooabriel, considerada a maior cooperativa de café Conilon do mundo", disse.

O presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, o Toninho, destacou os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e agradeceu ao Governo pelo apoio. "Agradeço ao governador Paulo Hartung pela parceria e por sempre fazer o possível pela gente. É uma parceria que vai ajudar muito a população", comentou.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como meta construir, até o final de 2018, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, 60 barragens em todo o Espírito Santo. O investimento inicial do programa foi de R$ 60 milhões. O objetivo é aumentar a reservação de água no Estado para os futuros períodos de estiagem.


Tags:



Publicidade