Cachoeiro de Itapemirim

Terá música no Mercado Municipal - Semana do Artesão

Semana do Artesão Terá música no Mercado Municipal

Tem música no Mercado Municipal São João nos próximos dias 19 e 22, no café da manhã e na hora do almoço, respectivamente. As duas atrações fazem parte da Semana do Artesão, que a prefeitura de Cachoeiro e entidades parceiras promoverão, levando diversas atividades ao prédio, patrimônio histórico do município.

A abertura da programação é nesta segunda-feira (19), às 9h, com participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo. Depois, tem homenagem às líderes dos grupos e associações de artesãos.

O primeiro show ocorre logo em seguida: Gilver Wichello e Gilberto Garcia vão apresentar tributo acústico a Roberto Carlos, às 10h. A dupla costuma receber com música os turistas na casa onde o Rei nasceu e morou, e o repertório foi sendo formado com base nas mais pedidas. Não vão faltar, por exemplo, "Detalhes", "Meu pequeno Cachoeiro" e "Emoções".

No dia 22 (quinta), ao meio-dia, Helinho Sampaio mostrará seu trabalho musical, mas ele pode falar com propriedade, também, sobre o artesanato, que aprendeu aos 18 anos, quando era andarilho e visitou o distrito de Arraial dAjuda, em Porto Seguro (BA).

"Meus primeiros trabalhos manuais foram as pulseiras com linhas de algodão, e aprendi a fazer olhando a turma nas ruas", revela o compositor, hoje com 61 anos.

Para o evento neste mês, Helinho levará o show que ele batizou como SHZ, as iniciais de Sérgio (Sampaio, seu irmão), Hélio e Zeca (o Baleiro). "Receber esse convite foi glorioso. Por conhecer o trabalho dos artesãos e a luta deles para que a atividade seja ainda mais valorizada, como deveria".

Mercado completou 97 anos

Um dos principais prédios históricos da cidade, o Mercado Municipal São João fez aniversário de 97 anos no último dia 22. Primeiro centro comercial da cidade, localizado na rua Costa Pereira, Centro, teve sua fundação em 1921 e Em 1995, foi revitalizado e ganhou o segundo piso, a galeria Atílio Fabris, em homenagem a um dos pioneiros no comércio com mercearia no local. No ano seguinte, o mercado foi tombado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Confira a programação da semana do artesão:

Dia 19 de março, segunda
9h – abertura com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo
9h30 – homenagem às líderes dos grupos e associações de artesãos de Cachoeiro.
10h – café da manhã e show com Gilver Wichello e Gilberto Garcia em tributo a Roberto Carlos
10h30 – abertura da Exposição de Artesanato e Gastronomia

Dia 20 de março, terça
9h – palestra "Venda mais e melhor o seu artesanato" – Kedyma Marques
14h – palestra "Como elaborar o preço de venda na sua empresa" – Mestre Vinicius Galdino da Silva

Dia 21 de março, quarta
9h – oficina de decoupagem de garrafa de vidro
14h – palestra "Cores e estampas aplicadas no artesanato", com arquitetas Thaís Mourad e Marilha Cavanellas

Dia 22 de março, quinta
9h – oficina artesanato em fibra de bananeira
12h – show com Helinho Sampaio
14h – palestra "Coaching no artesanato" – Natalia Marchiori / Inspirar

Dia 23 de março, sexta
9h – palestra "Ética e comportamento" – Indiara Venturim
14h – palestra "Sonhar é bom, realizar é melhor" – Luciana Paineiras
16h – confraternização / encerramento


Tags:



Publicidade