Vila Velha

Bike VV começa a funcionar nesta sexta-feira (9) - Mobilidade

Mobilidade Bike VV começa a funcionar nesta sexta-feira (9)

As 200 bicicletas compartilhadas do "Bike VV" poderão ser utilizadas pela população a partir desta sexta-feira (9). A Prefeitura de Vila Velha (PMVV), junto com a operadora Tembici e os parceiros Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e a Samp, concluíram a instalação das 20 estações que estarão disponíveis para os usuários a partir das 6 horas.

Ciclista há mais de 20 anos, o mecânico Luiz Carlos de Souza, morador de Itapuã, já está ansioso para utilizar o sistema. "Além da prática esportiva eu também vou para o meu trabalho de bicicleta. Acho sensacional esse iniciativa em Vila Velha".

Dois dias após o início do sistema, no domingo (11), às 8h30, a Prefeitura fará a solenidade de lançamento do "Bike VV", na Praça do Ciclista, que fica na Avenida Estudante José Júlio de Souza, Praia de Itaparica. Na sequência, será realizado um "pedalaço" até a Curva da Sereia, na Praia da Costa.


Coletiva

Na tarde desta quinta-feira (8), durante coletiva de imprensa realizada na sede administrativa da PMVV, em Coqueiral de Itaparica, o vice-prefeito Jorge Carreta informou que o sistema poderá ser ampliado: "O Bike VV é uma realização dessa gestão e dos parceiros do projeto e estamos muito confiantes em seu sucesso. Caso a procura pelo compartilhamento de bicicletas seja muito grande a Prefeitura estudará a possibilidade de ampliação".

"Será um meio de transporte barato, prático e que vai contribuir para a mobilidade urbana. Todos estão convidados a utilizar", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Antônio Marcus Machado de Carvalho.

Também participaram da apresentação do sistema para a imprensa o secretário municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito (Semprev), coronel Oberacy Emmerich Junior; representaram os parceiros da PMVV no projeto: Mauricio Villar (diretor de Operações da Tembici.); Michel Sarkis (presidente do Banestes); e Amadeu Maciel (diretor da Samp).

Para o CEO da Tembici, Tomás Martins, o sistema de compartilhamento de bicicletas fortalecerá o turismo de Vila Velha. O presidente do Banestes, Michel Sarkis, reforçou a importância de se implantar o projeto de bicicleta compartilhada na cidade: "A população só ganha e o turista também, pois encontra uma cidade mais acolhedora".

O diretor geral da Samp, Marcio Maciel, apoiador do projeto da bicicleta compartilhada, falou que o sistema é um marco para a operadora. "Nosso foco é investir cada vez mais em ações que promovam a saúde, a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Além disso, esse projeto agrega inovação para o município de Vila Velha".


Tembici

A Tembici é uma empresa especializada em soluções para mobilidade urbana, tendo como principal área de atuação o planejamento, implantação e operação logística de sistemas automatizados de bicicletas compartilhadas e de estacionamentos de bikes.

Presente em 17 cidades brasileiras, como Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), entre outras, a Tembici contabiliza 33 projetos e mais de 2 milhões de usuários, desde sua fundação em 2010. A empresa tem como fornecedora a canadense PBSC UrbanSolutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento de bicicletas.


Banestes

O Banestes é a maior rede de atendimento bancário no Espírito Santo, estando distribuída em 843 pontos de atendimento: 130 agências, 23 postos de atendimento, 299 postos de atendimento eletrônico e 391 correspondentes bancários.

Em 19 municípios capixabas, o Banco é a única instituição financeira presente na cidade. O Banestes completou 80 anos no ano passado e possui mais de 1 milhão de clientes.


Samp

Presente em 63 municípios capixabas, a Samp atua há 27 anos no Espírito Santo. É a segunda maior operadora de saúde do estado, responsável pelo atendimento de mais de 235 mil beneficiários em todo o Estado e, aproximadamente, de 1 milhão de atendimentos médicos por ano.

A operadora possui, atualmente, 11 unidades próprias e recentemente iniciou um projeto de ampliação da sua rede própria para o interior capixaba.





Tags:



Publicidade