Ibitirama

Alfabetização na idade certa e o novo currículo capixaba - Paes

Paes Alfabetização na idade certa e o novo currículo capixaba

Profissionais da educação dos 78 municípios capixabas estiveram reunidos para debater sobre os desafios para a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as perspectivas da Educação Infantil e as contribuições da neurociência para a alfabetização. Especialistas renomados nos temas promoveram os debates, nesta quarta-feira (07), durante o I Seminário do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo.

"O Paes é um programa muito desafiante, mas que tem dado certo. Em tão pouco tempo, já colocamos diversas ações em andamento. O próprio Ministério da Educação reconhece que é por meio do regime de colaboração que se farão os novos currículos. Estamos apegados nessa colaboração para melhoria da escola pública. Juntos, municípios e Estado, vamos trabalhar por creches, escolas e uma formação de qualidade para que nossas crianças e jovens se tornem cidadãos exemplares", destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Durante todo o dia, os profissionais dos 78 municípios capixabas participaram de palestras e puderam debater junto aos especialistas convidados os temas: "Alfabetização: prioridade absoluta", "Como as crianças aprendem a ler e escrever e como ensiná-las: contribuições das Neurociências", "As perspectivas da Educação Infantil na BNCC", "A Construção do Currículo Socioemocional Capixaba" e "Avaliação digital da fluência: o Espírito Santo conectado com o direito de aprender".

Para Márcia Rodrigues, técnica pedagógica da secretaria municipal de educação de Santa Teresa, "esse encontro é muito positivo para repensarmos a prática pedagógica em sala de aula. Para os municípios, isso acaba sendo uma oportunidade de aprendizado e a parceria era o que nós precisávamos. É fundamental observar esse processo ensino-aprendizagem como um todo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio".

"A integração entre Estado e municípios é importante para formalizar um currículo adequado, onde as redes se comunicam e os estudantes tenham uma continuidade de estudos que o faça realmente terem uma aprendizagem evolutiva. Esse processo precisa ser construído desde a alfabetização", frisou Alailce de Fátima Daleprani Bozani, que é supervisora pedagógica da Superintendência Regional de Educação de Vila Velha.

Pacto pela Aprendizagem no ES

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) está em funcionamento e realizando ações desde o início de 2017, com a aprovação da lei nº 10.631, visando à organização das redes (municipais e estadual), otimização de recursos e potencialização de resultados.

O principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

Até o momento, 56 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes e estão fazendo parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

Os municípios são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone/ Gustavo Rosa

[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815


Tags:



Publicidade