Itapemirim

Hospital Evangélico ampliará oferta de serviços - Saúde

Saúde Hospital Evangélico ampliará oferta de serviços

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, no final da manhã desta segunda-feira (05), a ampliação da oferta de serviços no Hospital Evangélico de Itapemirim, pertencente à rede de hospitais filantrópicos. Será ampliado o quantitativo de cirurgias vasculares e oferecido cirurgias nas especialidades de ginecologia, urologia e ortopedia, totalizando 1.080 procedimentos cirúrgicos nessas quatro especialidades entre os meses de abril e dezembro deste ano, com custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, disse que a ampliação da oferta de serviços é resultado de um trabalho de longo tempo que a Secretaria de Estado da Saúde vem fazendo com as prefeituras da Região Sul com o objetivo de levar os serviços para perto da residência das pessoas. "Tem muita gente viajando em direção à Vitória para ser atendido lá, e o objetivo da nossa política é fazer com que as pessoas sejam atendidas na sua região, o mais próximo de casa possível, evitando deslocamento desnecessário. Agora estamos trazendo esses procedimentos pra cá e os pacientes não vão precisar se deslocar nem pra Cachoeiro de Itapemirim. Isso significa mais qualidade de vida para a população", contextualizou o secretário.

A oferta de cirurgias nessas especialidades vai beneficiar toda a população da Região Sul, principalmente quem precisa de cirurgia na área de urologia, ortopedia e ginecologia. Hoje, os pacientes dessas três especialidades realizam consultas com um médico especialista na própria região, seja no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Cachoeiro de Itapemirim, no Hospital Estadual São José do Calçado ou em um dos prestadores de serviço com os quais a Secretaria de Estado da Saúde mantém contrato. Mas, por ser a demanda maior do que a oferta de serviços na região, quando precisam de cirurgia esses pacientes têm que ser encaminhados para a Grande Vitória.

Desde o início do governo a Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando para garantir a oferta de serviços mais próximo do cidadão. Nesse sentido, a contratualização para a realização destas cirurgias no Hospital Evangélico de Itapemirim é mais um passo na regionalização do atendimento em saúde e tem como objetivo dar mais qualidade de vida para os usuários do SUS, evitando que eles precisem viajar longas distâncias para ter acesso ao procedimento cirúrgico que eles precisam.

Ainda na cerimônia realizada no final da manhã, a direção do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, responsável pelo Hospital Evangélico de Itapemirim, entregou ao secretário de Estado da Saúde uma solicitação de recursos financeiros para custeio de dez leitos de tratamento intensivo e dez leitos de cuidados semi-intensivos a serem instalados no Hospital Evangélico de Itapemirim. Oliveira viu o pedido com bons olhos, uma vez que a oferta desses leitos vai dar um ganho de qualidade aos serviços que já são ofertados no local.

"Nós vamos abrir esses leitos aqui. Nós já nos comprometemos com isso, estamos levando o pedido para o governador Paulo Hartung e vamos voltar aqui para fazer esse anúncio", afirmou Oliveira, orientando a população a cobrar do hospital qualidade na prestação do serviço, pois tudo o que é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é para a população.


Pronto-Socorro

O diretor do Hospital Evangélico, Elizeu Crisóstomo de Vargas, e o secretário municipal de Saúde de Itapemirim, Júlio César Carneiro, agradeceram o empenho do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, em reabrir o serviço de urgência e emergência do Hospital Evangélico de Itapemirim.

Desde dezembro o secretário de Estado da Saúde vem intermediando as reuniões entre os municípios de Itapemirim e Presidente Kennedy com os mantenedores do Hospital Evangélico para que o Pronto-Socorro fosse reaberto. O serviço de urgência e emergência foi reaberto na última semana e está em funcionamento.




CIRURGIA POR ESPECIALIDADE E QUANTIDADE


Especialidade              Quantidade (Abril a Dezembro)

Ginecologia                                 180

Vascular                                     450

Urologia                                     180

Ortopedia                                   270

Total                                         1080


Tags:



Publicidade