Vitória

Antigo prédio do IAPI, em Vitória, vai virar moradia popular - 90 unidades

90 unidades Antigo prédio do IAPI, em Vitória, vai virar moradia popular

Previsão é de que haja 90 unidades habitacionais, além de uma parte comercial.

O antigo prédio do Instituto de Aposentadorias e Pensões do Industriários (IAPI), no Centro de Vitória será transformado em moradia popular. O imóvel, que pertence à União, vai passar por uma reforma antes do credenciamento das famílias. A previsão é de que haja 90 unidades habitacionais no local.

O prédio tem um histórico de ocupações por famílias sem moradia. Em maio 2017, cerca de 400 pessoas se instalaram no imóvel, segundo uma das representantes dos ocupantes. Eles fizeram ligações clandestinas para conseguir água e luz.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, explicou que todo o processo de recuperação e seleção de moradores será feita por uma entidade escolhida pelo Ministério das Cidades. Ainda não há prazo para que isso aconteça.

"Essa entidade foi à Prefeitura de Vitória e já pediu algumas possibilidades de flexibilização da lei para liberar o projeto de reforma. Agora, eles vão poder apresentar um projeto mais facilitado", disse.

Além dos apartamentos, a ideia é criar espaços comerciais como lojas e restaurantes para que as famílias consigam gerar renda.

"É realmente uma boa notícia. No Centro de Vitória, nós temos também outras edificações assim. E o novo Plano Diretor Urbano também prevê flexibilizar essa possibilidades, para que prédios comerciais passem a ser residenciais sem tantas exigências", falou a secretária.


Tags:



Publicidade