Ibiraçu

Escola de Cerâmica será implantada em Ibiraçu - Mosteiro Zen

Mosteiro Zen Escola de Cerâmica será implantada em Ibiraçu

O Mosteiro Zen Morro da Vargem realizou, no final da tarde desta sexta-feira (02), a solenidade que marca o início das obras da Escola de Cerâmica Custódio Lopes Soares. Localizada no Portal Torii, Km 217 da BR 101, em Ibiraçu, a Escola tem por objetivo a formação e a capacitação técnica na arte da cerâmica oriental, voltada à comunidade de baixa renda, contribuindo para o processo de desenvolvimento de um polo cerâmico na região. O prazo de entrega é de nove meses e sua obra já foi iniciada. O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung, lideranças municipais e membros da bancada estadual e federal.

O governador destacou que a obra simboliza empreender, possibilitar acesso ao conhecimento e viabilizar maiores condições de igualdade aos jovens da região. "Fico feliz pelas possibilidades desta obra. Fizemos o pedido e fomos atendidos prontamente pelo Sincades. É de tocar a alma poder edificar um espaço que proporciona o conhecimento e saber. É dialogar com a comunidade de Guatemala o que existe de mais importante nos tempos atuais: a possibilidade de acesso ao conhecimento. A maior obra não é física, é cultural neste eixo de sabedoria que está sendo construído nesta região do Espírito Santo", destacou Hartung.

O projeto possui três etapas: a primeira será a construção do espaço físico. A segunda, que demandará dois anos, será voltada para a capacitação e formação de professores e assistentes, atendendo prioritariamente 30 alunos bolsistas da região de Guatemala e arredores. A terceira consistirá na criação de uma cooperativa formada pelos alunos capacitados, proporcionando fonte de renda a partir de produtos com alto valor agregado.


Ceramista japonesa será a coordenadora artística do projeto

A renomada ceramista Kimi Nii nasceu em Hiroshima, Japão, e veio para o Brasil aos nove anos de idade. Formada em Desenho Industrial, trabalhou com programação visual e, em 1978, começou a fazer cerâmica no próprio atelier onde cria e produz objetos utilitários e esculturas em cerâmica de alta temperatura (1300°). Saiba mais em www.kiminii.com.br.


Mosteiro

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, fundado em 1974, é o primeiro mosteiro budista da América Latina. Está localizado dentro de uma reserva da Mata Atlântica e desenvolve um robusto programa socioambiental voltado para escolas da rede pública, atendendo mais de 10 mil alunos por ano. Além disso, são realizados retiros espirituais abertos para pessoas de variados credos ou mesmo para aqueles que não seguem nenhuma tradição religiosa. Aos domingos, o mosteiro é aberto para visitação, das 8 às 12 horas. A essência do treinamento Zen é o verdadeiro Mindfulness, a mente de plena atenção.



*Com informações do Mosteiro


Tags:



Publicidade