Anchieta

Samarco contrata empresa para manutenção das máquinas - Volta das atividades

Volta das atividades Samarco contrata empresa para manutenção das máquinas

O secretário de Desenvolvimento de Anchieta, Marcos Kneip, está esperançoso pela volta da Samarco por conta da contratação de uma terceirizada que vai fazer serviços de manutenção nas máquinas das usinas 1 e 2 da empresa. Para ele essa contratação pode ser vista como a aproximação da volta das atividades na região e também como uma oportunidade de geração de emprego para a cidade.

Segundo o secretário, esse pode ser encarado como um bom sinal. "Ao nosso ver isso pode indicar o retorno das atividades da Samarco. São manutenções mecânicas das máquinas e isso aponta uma retomada. Nós estamos com a expectativa de que a empresa volte já no segundo semestre desse ano", afirmou o secretário.

Anchietenses. A Prefeitura de Anchieta divulgou na última sexta-feira (23), uma nota oficial que falava sobre o empenho em conseguir oportunidades de trabalho para os anchietenses no serviço de manutenção que será realizado nas usinas.

"A prefeitura trabalhou junto com a empesa contratada para que conseguíssemos o maior número de vagas para os munícipes de Anchieta, até porque eles não são obrigados a destinar vagas para cá, já que são uma empresa privada e podem contratar quem quiserem. Mas articulamos, e eles se comprometeram a contratar pessoal daqui", ressaltou o secretário.

Kneip explica a divisão das vagas. "12 vagas são de pessoas do quadro fixo da Samarco que vão trabalhar na parte administrativa. 21 pessoas já estão contratadas, sendo que a empresa destinou 77% para anchietenses. E outras 16 serão selecionadas a partir de março deste ano, e também pedimos prioridade para a mão de obra ser do município", disse.

O secretário fala ainda sobre o impacto que a cidade sofreu com a ausência da empresa. "A paralisação das atividades da Samarco prejudicou o desenvolvimento econômico do município. Para se ter uma ideia, ela representava 5% do PIB de todo Estado, imagine o peso disso para Anchieta. Aumentou muito o desemprego, e houve uma queda muito grande na arrecadação de impostos do município, o que impactou diretamente os setores. A prefeitura vem se esforçando ao máximo para tentar equilibrar as contas, mesmo com o orçamento restrito", comenta.


Na tarde desta segunda-feira (26), o prefeito de Anchieta Fabrício Petri, o secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e o secretário da Fazenda, Dirceu Porto de Mattos, estão reunidos com o presidente da Samarco para tratar do possível retorno das atividades.

Sobre o retorno das operações da empresa: Para voltar a operar, a Samarco precisa obter duas licenças ambientais, cujos processos estão em andamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad-MG). Não há data prevista para o retorno das operações.
O primeiro licenciamento refere-se ao sistema de disposição de rejeito Cava de Alegria Sul, cujo processo foi iniciado em junho de 2016. Esse licenciamento busca a autorização para disposição de rejeitos na cava, local onde a empresa anteriormente extraía minério de ferro. Em dezembro de 2017, o Conselho de Política Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) aprovou as licenças prévia (LP) e de instalação (LI) do sistema de disposição de rejeito Cava de Alegria Sul. As licenças prévia e de instalação permitirão que a Samarco prepare a cava para o recebimento dos rejeitos.
Para voltar a produzir, a Samarco depende ainda da Licença de Operação da cava de Alegria Sul e da conclusão do Licenciamento Operacional Corretivo (LOC) do Complexo de Germano, em Mariana e Ouro Preto. O LOC visa regularizar todas as licenças de Germano, que foram suspensas pela Semad em outubro de 2016. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desse processo foi protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais em setembro de 2017. Esse processo de licenciamento contou em dezembro de 2017 com três audiências públicas nas cidades mineiras de Matipó, Mariana e Ouro Preto, com a participação de cerca de 2.500 pessoas", comentou a Samarco, através de nota.


Tags:



Publicidade