Aracruz

Aracruz na rota do crescimento - Economia

Economia Aracruz na rota do crescimento

Município teve destaque na geração de empregos em 2017 e segue em 2018 com potencial para ser a "capital do crescimento" capixaba.

Após um período de declínio, o Brasil se prepara para decolar mais uma vez na economia. A inflação voltou a ficar em melhores condições. Os juros reduziram. Reformas põem as contas públicas e os gastos governamentais sob controle. Novas oportunidades de investimento, de trabalho e de crescimento começam a surgir no mercado e na economia.

Enquanto isso, Aracruz acompanha essa onda de crescimento com resultados de destaque e com um futuro promissor. O desempenho econômico do município chama atenção com sua criação de empregos. Iniciativas na concessão de crédito e em incentivos à atração de investimentos aceleram ainda mais esses resultados.

Aracruz parece cada vez mais capaz de cumprir a promessa de se tornar a "capital de crescimento" capixaba. A "estrela prometida" do hino estadual quer brilhar cada vez mais perto no município, em uma experiência que pode dar certo e servir de exemplo. Mas existem também desafios pela frente.

Empregos

O município celebra resultados positivos na geração de postos de trabalho, obtendo destaque nacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aracruz foi uma das 100 cidades brasileiras que mais criaram empregos durante o ano de 2017. Foi também a única cidade capixaba a figurar nessa lista.
Com esse resultado, Aracruz antecipa o crescimento nacional. No mesmo ano de 2017, enquanto o Brasil ficou com saldo negativo de menos 20.832 postos de trabalho, Aracruz desfrutou a criação de 1.527 vagas de janeiro a dezembro. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), realizado pelo IBGE.

Parte desse resultado se deve ao estaleiro Jurong, instalado na Barra do Riacho, e às empresas que prestam serviços ao estaleiro. As obras da empresa Carta Fabril, que produzirá papel higiênico, guardanapos, fraldas e outros, também contribuíram nessa geração de oportunidades.
Investimento

O município atrai e oferece oportunidades para empreendedores pequenos e médios. Os programas Nossocrédito e Seguir Crescendo, em parceria com o Bandes, aprovaram no município quase R$ 3 milhões de crédito para reformas, produção e instalação de letreiros, aquisição de equipamentos, ferramentas e matérias primas, além de capital de giro.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), a Prefeitura fechou 2017 com três pontos de atendimento e 317 operações aprovadas. Com os programas, o empreendedor conta com até R$ 50 mil para investir, com prazo de até 60 meses para pagar e carência de até 12 meses.

Para a atração de empresas, o município usa incentivos estratégicos e competitivos. Áreas para construção e benefícios fiscais são concedidos para gerar interesse entre investidores, facilitando a entrada de empreendimentos e estimulando a geração de oportunidades.

Futuro

Mesmo depois desses avanços, Aracruz ainda possui espaço para crescer. O porto de Imetame está pronto para operar. Em breve, a planta da Carta Fabril estará pronta para operar também. Tudo isso criará oportunidades de crescimento, com mais geração de empregos, oportunidades para investir e circulação de riqueza.
A chegada do SENAI, do SEBRAE e do IFES ao município qualifica a mão de obra aracruzense. O contingente de trabalhadores preparados e atualizados pode atrair a atenção de empresários, contribuindo ao desenvolvimento econômico da região. Além disso, gera inclusão e oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
Aracruz também negocia a possibilidade de entrar na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Se isso acontecer, o município passa a receber benefícios fiscais atraentes, criando interesse por parte de investidores e conquistando ainda mais possibilidades de crescimento.
Apesar de todo otimismo, Aracruz tem desafios pela frente. O município precisa conciliar as raízes culturais, a riqueza ecológica e o discurso do progresso. Em um município diversificado como Aracruz, é fundalmental que esse crescimento ocorra com respeito e inclusão.

(Com informações de A Gazeta, de Exame, do Bandes e da Prefeitura de Aracruz.)

O crescimento econômico de Aracruz é boa notícia, mas não cria por si só o progresso. Aracruz é um município com diversos interesses. Sem a devida atenção, esses interesses podem criar conflitos entre si. Todos exigem cuidados, atenção e boa vontade para que o crescimento faça somente vencedores.
Aracruz possui um invejável patrimônio turístico, com belas praias e paisagens. O crescimento industrial e urbano do município precisa respeitar esse patrimônio. A paisagem e a natureza precisam ser poupadas do desgaste.
A biodiversidade de Aracruz é também uma parte importante de seu patrimônio. Dela dependem atividades relevantes, como o turismo, a pesca e o artesanato. O crescimento econômico deve ter o menor impacto possível sobre esse importante recurso.
A diversidade cultural é presente e viva em Aracruz. São diversos grupos étnicos, todos com passado e tradições. O crescimento precisa levar em conta as necessidades de todos eles. Inclusão e diálogo são prioritários.

A infraestrutura do município é indispensável ao seu sucesso. A mobilidade urbana, a ocupação do espaço e recursos como segurança, saúde e educação necessitam de cuidados especiais.

Os incentivos ao investimento no município precisam respeitar as futuras gerações. Devem prever uso racional dos recursos, arrecadação futura, disciplina fiscal, desgaste mínimo e calculado. Negligenciar os impactos futuros desses incentivos pode desfazer o crescimento obtido.
Finalmente, é preciso medir até onde crescer compensa o preço do progresso. Crescer sempre cria risco de perdas. É o caso de poluição. Esse preço tem de ser avaliado com rigor. Ambições imediatas não podem impedir o aracruzense de pensar em como deixar o município para si mesmo e para as próximas gerações.




Tags:



Publicidade