Marechal Floriano

Quase 3 toneladas de embalagens de agrotóxicos recolhidas - Campanha Campo Limpo

Campanha Campo Limpo Quase 3 toneladas de embalagens de agrotóxicos recolhidas

Cerca de 70 produtores rurais de Marechal Floriano aderiram à Campanha Campo Limpo, realizada na semana passada. Foram entregues na Secretaria Municipal de Agricultura cerca de três toneladas de embalagens de agrotóxicos vazias – o equivalente a um caminhão-baú – que serão descartadas de maneira correta.

O local de entrega foi o Centro de Agronegócios – Secretaria Municipal de Agricultura. A Campanha Campo Limpo é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano (Semag) e o Sindicato Rural de Domingos Martins e de Marechal Floriano (SR).

O produtor Plínio Marcos Uhl, de Santa Maria de Marechal, cultiva café e banana. Ele entregou 32 embalagens vazias. "Tenho todos os cuidados quando preciso usar os produtos, principalmente para utilizar a quantidade indicada e não intoxicar a lavoura, evitando, também, o desperdício." O produtor ressaltou, ainda, que usa todos os equipamentos de proteção individual no momento da aplicação.

O engenheiro agrônomo César Abel Kröhling recomenda aos produtores que procurem fazer o uso de produtos de classe toxicológica mais baixa. "Orientamos que o produtor dê preferência aos produtos de menor nível tóxico para o ser humano e para o meio ambiente."

Além disso, é recomendado que o produtor faça o curso voltado para trabalhadores na aplicação de agrotóxicos. Outra orientação é que, no caso de culturas com alto grau de infestação de pragas e infecção por doenças, o produtor faça uso de rotação de produtos para não criar resistência para pragas e doenças.

É preciso que o produtor tenha o cuidado de nunca queimar nenhum tipo de embalagem. A fumaça produzida pela queima da embalagem é altamente contaminante para o solo e para o ser humano.

O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, destacou que é importante retirar das propriedades os galões e embalagens com restos de produtos. "É de suma importância também retirar os produtos com data de validade vencida", lembrou o secretário.



(Texto e fotos: Ana Paula Mill / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)


Tags:



Publicidade