Divino de São Lourenço

Município garante cirurgias de urgência e emergência - Santa Casa

Santa Casa Município garante cirurgias de urgência e emergência

O município de Guaçuí, em parceria com os municípios de Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço, assinou convênio com a Santa Casa de Guaçuí, no final da tarde desta segunda-feira (26), que vai garantir o atendimento 24 horas para a realização de cirurgias eletivas, incluindo intervenções cirúrgicas ortopédicas, de urgência e emergência. Os três municípios, de acordo com suas demandas, vão repassar recursos para que o hospital ofereça esse atendimento à população.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, destaca que, atualmente, os pacientes que sofrem algum tipo de fratura óssea precisam esperar uma posição da Central de Vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. "A pessoa espera até 15 dias por uma intervenção, o que não podemos admitir", destaca. "Agora, com a parceria entre o município e a Santa Casa, vamos ter médicos de plantão para atender ao paciente imediatamente", completa. O paciente dará entrada pelo Pronto Socorro e, constatada a necessidade da urgência ou emergência, será encaminhado para a Santa Casa, para que seja realizada a intervenção cirúrgica necessária.

O secretário explica que a Santa Casa terá à disposição cinco médicos, sendo três ortopedistas, um cirurgião geral e um anestesista, para atender à população dos três municípios, que fazem parte do convênio, num serviço que será custeado pelas prefeituras. "Vamos realizar um serviço que é de responsabilidade do SUS, mas temos que atender nossa população que não pode ficar esperando por dias, por uma cirurgia, principalmente as ortopédicas", afirma o secretário.

A prefeita Vera Costa estava presente à reunião, realizada no auditório da Santa Casa de Guaçui, junto com diretores e profissionais do hospital – entre estes o supervisor hospitalar, Denis Vaz, para a assinatura do convênio. Ela também destacou a importância da parceria. "Essa sempre foi uma preocupação nossa, porque não é possível que uma pessoa fique esperando por uma vaga para fazer uma cirurgia, quando temos a Santa Casa com estrutura e profissionais que podem prestar esse serviço, então, junto com Dores e Divino, vamos oferecer esse atendimento para nossas populações", enfatiza. Também estavam presentes os vereadores Paulinho do Vitalino, Angelo Moreira, Marcos do Goes, Lisinho e Zé Ruim.


Tags:



Publicidade