Aracruz

Fauna e flora à beira mar ajudam no equilíbrio - Litoral de Aracruz

Litoral de Aracruz Fauna e flora à beira mar ajudam no equilíbrio

A Restinga predomina ao longo dos 47 quilômetros do litoral de Aracruz. Flores, arbustos, árvores, crustáceos, insetos e aves completam a paisagem, que revela uma infinidade de vidas à beira mar.

Muito além da beleza, a restinga cumpre um papel importante nas regiões costeiras, sendo fundamental para o equilíbrio do meio ambiente, uma vez que a restinga é a principal barreira para conter a erosão causada pela ação dos ventos e das ondas. "A restinga faz a transição entre o ecossistema marinho e o terrestre, exercendo a função de fixadora de areia e estabilizadora de ecossistemas costeiros, como os mangues", explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wagner Carmo.

Apesar de amenizar os efeitos de erosão causados pelas ressacas do mar, há diversos outros motivos para reforçar a preservação das restingas:

A vegetação ajuda a controlar os efeitos da maresia em casas próximas à praia;

Cria um microclima que ameniza o calor nos locais onde crescem

Serve de abrigo, proteção e áreas de alimentação para vários animais como a coruja buraqueira, borboletas, o sabiá da praia e muitos outros;

Controla o avanço das dunas, evitando que a areia seja leva levada o interior do continente, como nas ruas e casas.
Diversidade à beira mar
Em termos mais gerais, a Restinga é composta por espécies rasteiras, arbustivas e algumas árvores que variam de acordo com a região, além de ser considerada como Área de Preservação Permanente (APP), protegida pelo Código Florestal Brasileiro.

O ambientalista André Ruschi, que realizou pesquisas importantes na costa aracruzense, reforça ainda mais a diversidade da restinga em uma pesquisa sobre Ecologia Marinha Litorânea:

"Nessas formações florestais, que abrangem uma gama variada, ampla e complexa de ecossistemas, com características muito importantes para o estabelecimento de uma vegetação e de uma fauna bastante rica e movimentada. É o que se pode observar em relação à distribuição da fauna encontrada na vegetação desse ecossistema, sendo assim mais rica em espécies".

O litoral, por ter sido a porta de entrada para a ocupação do território brasileiro na época do descobrimento e ter abrigado as primeiras cidades, sofre com devastações desde muito tempo. A Urbanização, inclusive, é vista com uma ameaça à Restinga que ao longo dos anos avança em direção ao mar.

"A degradação devido ao mau uso da orla por banhistas, como uso de churrasqueiras, lançamento de lixo em locais indevidos e plantas invasoras, como as castanheiras, por exemplo, também são fatores que interferem negativamente a Restinga", acrescenta Wagner Carmo.

Denúncias
Quem flagrar práticas ilegais em áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental de domingo a domingo.

Os telefones para denúncias são: 27 9 9971-4462 e 3270 7065.


Tags:



Publicidade