Vila Velha

Cidadania por meio da musicalização - Banda na Escola

Banda na Escola Cidadania por meio da musicalização

Musicalidade e alegria marcaram a UMEF Nice de Paula Agostini Sobrinho, em Boa Vista, nessa quarta-feira (21), quando mais de 200 alunos participaram da abertura do Projeto Banda na Escola - uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e militares do 38º Batalhão de Infantaria (BI).

A proposta visa resgatar os valores cívicos e levar cultura por meio da musicalização às escolas municipais da rede. Na ocasião, os militares apresentaram os instrumentos e suas características, além dos ritmos brasileiros.

"O Banda na Escola permite que os alunos conheçam os instrumentos, tenham acesso a um repertório musical. Não é apenas uma apresentação, é uma aula", ressaltou o secretário da Semed, Roberto Beling. "É sempre uma festa e para nós uma satisfação essa parceria com o batalhão", reforçou.

A coordenadora do Projeto, Michela Shistoli, destacou que a musicalização na escola é uma interação entre o civil e o militar. "Além disso, percebemos que as crianças se sentem estimuladas a procurar o professor de música na escola a partir do momento que ele tem a oportunidade de participar".

Para o comandante do batalhão, Coronel Oliveira Costa, a interação das crianças com a música é especial. "Por meio do projeto, as crianças têm um despertar para a música. A arte é parte da educação e as crianças introduzidas na música têm uma interação grande com a cultura", comentou.

Ao longo deste primeiro semestre, outras escolas receberão a visita dos executores do Projeto Banda na Escola. No entanto, outras unidades poderão solicitar a participação por intermédio do setor de Arte e Cultura da Semed.


Tags:



Publicidade