Piúma

Hospital Municipal conta agora com Raio X Digital - Qualidade

Qualidade Hospital Municipal conta agora com Raio X Digital

A Prefeitura por intermédio da Secretaria de Saúde, objetivando qualidade e eficiência no atendimento à população, implantou no Hospital Nossa Senhora da Conceição, o que há de mais moderno para exame de Raio-X: o Raio X Digital, que já está em pleno funcionamento.

Como funciona o RX Digital- No Raio X Digital não é necessária a utilização de placas ou revelação de filmes, sendo assim, em comparação com o método analógico, o método digital em seu processo de revelação não faz uso de filmes dotados de produtos químicos muitas vezes tóxicos, adotando assim uma abordagem mais ecológica que não acarreta prejuízos para o meio ambiente.

Os pacientes que necessitarem dos serviços terão também, mais segurança, haja vista que, para a obtenção de uma imagem digital, os níveis de exposição são menores dos que ocorrem no processo feito de maneira analógica, pois neste método, não tem como saber o índice de exposição .
Outro benefício da radiografia digital é o fato do profissional poder trabalhar em possíveis deficiências apresentadas na imagem: se ela está mais escura, pode clarear, ampliar, ou seja, tudo isso confere mais possibilidades de alcançar um diagnóstico apropriado.

Segundo informações da Secretária de Saúde, Ana Luíza, o hospital conta com sete técnicos de radiologia que atendem precisamente 24h por dia. Ainda de acordo com a secretária, os resultados que levavam cerca de 3 min. para ficarem prontos, foram reduzidos para 30seg. para visualizar a imagem na tela apresentando 100% de precisão e, os dados do paciente também aparecem na película do Raio X: "Antes era só a data e o número do paciente, agora tem o nome do hospital, nome, data de nascimento e idade do paciente .

Outro detalhe é que na película cabem 20 imagens, mas para a imagem ficar nítida é aconselhável 3 imagens por película, diante disso, há uma economia significativa, pois, a perda de filme, é zero", explicou Ana.

Para o prefeito Ricardo Costa, a implantação do Raio X Digital além de proporcionar eficácia no atendimento, ainda contribui com o meio ambiente: "O paciente faz o exame e a imagem é revelada na tela do computador, podendo ser enviada para o consultório do médico de forma instantânea. Por possuir ótima definição, a imagem pode ser impressa, eliminando assim os descartes químicos usados no método analógico. Isso representa uma opção ecologicamente correta", disse.

Ainda segundo o prefeito, é uma forma mais precisa e rápida de avaliar o quadro clínico do paciente, agilizando também os tratamentos necessários, e consequentemente, potencializando seus resultados.


Tags:



Publicidade