São Mateus

Profissionais da gastronomia passam por capacitação - Cozinha Capixaba

Cozinha Capixaba Profissionais da gastronomia passam por capacitação

Com música, manifestação cultural e temperos regionais para realização do prato desta quarta-feira (21), os 40 alunos da primeira turma do programa Cozinha Capixaba, em São Mateus, passam por capacitação e têm a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos da gastronomia e culinária. Ao todo, mil pessoas participarão do programa, que é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES.

Na noite desta quarta-feira (21), o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e o prefeito Daniel Santana, conhecido como Daniel do Açaí, realizaram uma visita à Escola Móvel.

A abertura da aula da turma da noite contou com a animação do grupo de capoeira Capura-Raça, de São Mateus. Já a receita do dia foi macarrão com bacalhau, um prato italiano com toque capixaba, apresentado pela nutricionista instrutora do Programa, Ângela Covre, e pela auxiliar de cozinha Lucinea Fraga.

Octaciano Neto ressalta a importância do programa para o aprimoramento dos profissionais. "São Mateus é o primeiro município a receber a Escola Móvel. É uma oportunidade para 1000 profissionais de gastronomia de todo o Estado aperfeiçoarem, gratuitamente, os conhecimentos sobre gastronomia, valorizando os produtos, os temperos, a culinária e a cultura capixaba. Além disso, vai gerar emprego e renda, incentivar o turismo, as agroindústrias e os nossos produtores rurais", disse o secretário.

O prefeito Daniel Santana destacou que o município foi o primeiro a receber o programa de aperfeiçoamento dos profissionais. "São Mateus está feliz em ser a primeira cidade a receber o Programa Cozinha Capixaba, que traz conhecimento e oportunidade para nossos profissionais".

Os alunos ficaram satisfeitos com o prato que aprenderam, como é o caso de Eliete Oliveira do Nascimento, 59, cozinheira e proprietária de restaurante da orla de Guriri. "Estou gostando muito de participar deste programa. É uma ótima iniciativa, porque aprendemos cada dia um prato diferente e podemos aplicar em nossos estabelecimentos", disse Eliete.

Em São Mateus, as aulas iniciaram na terça-feira (19) e vão até esta sexta-feira (23), na orla de Guriri, na praça do centro, em frente à Igrejinha.


Tags:



Publicidade