Linhares

Renova e autoridades discutem futuro dos rios e afetados - Tragédia Mariana

Tragédia Mariana Renova e autoridades discutem futuro dos rios e afetados

Representantes da Fundação Renova e autoridades do município estiveram presentes na Câmara Municipal de Linhares na manhã dessa quinta-feira, a pedido do vereador Rogerinho do Gás. A reunião foi convocada para debater ações que possam ser feitas para ajudar as famílias que se encontram em situação de risco na região do Rio Pequeno e, também, discutir sobre a qualidade da água do Rio Doce, atingido pela tragédia da queda da barragem de Mariana (MG) em novembro de 2015.

Diversas famílias de Linhares estão com as casas atingidas pelas águas do Rio Pequeno que subiram de nível devido às recentes fortes chuvas. Foi construído, de forma emergencial, um barramento entre o Rio Pequeno e o Rio Doce pela Fundação Renova para conter os rejeitos da tragédia no percurso do Rio Doce. Essa construção impediu a comunicação entre os rios e por onde águas das chuvas poderiam escoar normalmente, assim diversas famílias que dependem da agricultura para sobreviver foram atingidas pelas águas.

Na reunião, que discutiu os estudos e as ações que a Fundação Renova pode desenvolver, ficou definido que será concluída, na próxima sexta-feira (2/3), a instalação de duas bombas no barramento para transpor a água do Rio Pequeno para o Rio Doce e minimizar o alagamento da região. Serão eliminados 600 litros de água por segundo pelas bombas. As famílias afetadas podem procurar a Defesa Civil do município e a Fundação Renova para mais informações.

"Ainda persisto que precisamos conversar mais para se ter um caminho mais rápido de ações nas águas dos nossos rios. Infelizmente não avançamos tanto hoje. Acreditava que ia ouvir propostas de solução mais imediatas para o Rio Doce. Mas já esperamos quase três anos, então que seja possível fazer outra reunião para cobrar mais ações da Renova e da Samarco", finalizou o vereador Rogerinho do Gás.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa; o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, o diretor do SAAE, Zércio Largura; representantes das Defesas Civis de Linhares e Sooretama, a Procuradora do município, Nádia Lorenzoni; representantes do Ibama, da OAB de Linhares e da colônia de pesca de Linhares.




Tags:



Publicidade