Vila Velha

Prefeito presta contas do segundo semestre de 2017 - Saiba mais

Saiba mais Prefeito presta contas do segundo semestre de 2017

Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (21/02), às 16h, a Câmara de Vereadores de Vitória (CMV) recebeu o prefeito Luciano Rezende (PPS) para a prestação de contas do segundo semestre de 2017 (na forma do art. 113, inciso XIII, da Lei Orgânica do Município de Vitória).

O Prefeito apresentou as principais ações realizadas pela Prefeitura de Vitória no segundo semestre de 2017, dentre as quais estão: reformas nas escolas e a entrega do CMEI Aécio Bispo dos Santos, em Jaburu, o primeiro em tempo integral de Vitória; entrega das escrituras de terrenos; 8.334 acordos realizados no programa de regularização fiscal com a Fazenda Pública de Vitória; assinatura do termo ambiental do novo Aeroporto de Vitória; implantação do agendamento online de consultas médicas junto com o Confirma Vitória; início da parceria entre Vitória e Vila Velha para a implantação do Aquaviário; unificação dos alvarás sanitário, ambiental, de localização e funcionamento; ampliação do serviço Bike Vitória; início das obras de construção do Parque Tecnológico; implantação do projeto Bairro Iluminado; entrega da restauração do Mercado São Sebastião.



Ele aproveitou a oportunidade para destacar duas conquistas da Prefeitura de Vitória. A Secretaria do Tesouro Nacional classificou a Cidade de Vitória com a nota A, classificação máxima de equilíbrio fiscal. "Este resultado é uma façanha diante da perda de recursos que tivemos nos últimos anos. Se a Cidade não tiver equilíbrio fiscal, nada mais é possível, não é possível melhorar a educação, saúde, dentre outras áreas", enfatizou.

Além disso, a Cidade de Vitória recebeu a classificação A no mapa do turismo, elaborado pelo Ministério do Turismo. "Vitória foi a única do Estado a receber essa classificação", comemorou.

Após a explanação do prefeito, o vereador Davi Esmael (PSB) iniciou a fase dos questionamentos. Ele questionou como a Prefeitura de Vitória tem feito para equilibrar o radicalismo da legislação federal no que diz respeito à questão da acessibilidade. O prefeito disse que isso tem sido possível com o termo de conduta, contando também com a participação do Ministério Público. Além disso, perguntou sobre a entrega dos materiais escolares no município, o prefeito disse que estão sendo entregues conforme o planejado, sem atraso algum.

Por fim, o vereador Davi solicitou informações sobre a implantação da linha verde. "Vitória precisa investir em transporte coletivo. A linha verde será um local onde poderemos dar agilidade ao transporte coletivo. A implantação do projeto na Avenida Dante Michelini será mais simples, de sorte que poderemos fazer os ajustes necessários para implantarmos o projeto também em outros locais", completou o prefeito.

O vereador Leonil (PPS) elogiou a Prefeitura de Vitória por ter utilizado seus próprios servidores para elaborar o Plano Diretor de Cultura e Turismo da Cidade de Vitória. Mas também fez questionamentos sobre a iluminação da Pedra dos Dois Olhos e informações sobre a integração do transporte coletivo municipal com o Transcol. O prefeito disse que a iluminação será feita ainda nesse primeiro semestre e com energia ecológica. Com relação à integração, o prefeito disse que existe um Grupo de Trabalho fazendo estudos e resolvendo todas as questões antes da integração ser implantada.

Luiz Paulo Amorim (PV) pediu informações sobre a implantação da academia para idoso na praça do bairro Itararé. "Todas as academias de Vitória que são de ferro estão sendo trocadas por academias de aço inox. A academia da praça do bairro itararé está contemplada nesse projeto e receberá os equipamentos já em aço inox", garantiu o prefeito.

Cleber Felix (PROG) levou perguntas feitas pelos moradores de Vitória para serem respondidas pelo prefeito, as quais tratavam sobre profissionais nas academias populares e implantação do EJA na região de Andorinhas. O prefeito informou que existe professores tanto no turno da manhã quanto no da noite. Sobre EJA, disse que irá trabalhar para implantar naquela região, para que a demanda seja atendida.

Sandro Parrini (PDT) pediu a reforma de diversos campos da cidade. Reforçou também o pedido de reforma das praças de Maruípe e Itararé. O vereador Dalto Neves (PTB) questionou o sistema do agendamento online. O Prefeito disse que todo o sistema de marcação de consulta está sendo feito pela internet e que as pessoas que possuem dificuldade de usar este sistema, podem procurar uma unidade de saúde para marcarem suas consultas.

A vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) enfatizou a necessidade de se concluir a reforma da Emef Paulo Roberto e o prefeito disse que dará prioridade ao pedido. O vereador Roberto Martins (PTB) também pediu melhorias estruturais nas escolas.

Nathan Medeiros (PSB) solicitou mais uma estação do Bike Vitória na região da Grande São Pedro. "O Bike Vitória é um projeto de sucesso na cidade. Não há ninguém que reclame. Vamos fazer ampliações nos locais em que há maior demanda", garantiu.

O vereador Mazinho dos Anjos (PSD) salientou a importância da Prefeitura de Vitória realizar mais parcerias público-privadas, para trazer mais empreendedores para a cidade. O prefeito citou algumas parcerias que a PMV possui e outras que está trabalhando para realizar.

Já Denninho Silva (PPS) pediu a conclusão da obra do Centro Esportivo da região de Goiabeiras e melhorias no Parque Pedra da Cebola. O prefeito disse que o Centro está em fase final. "Vai ser feita uma academia popular, quadra, parquinho, vestiário, dentre outras ações. A licitação já está agendada", afirmou.
Waguinho Ito (PPS) elogiou o trabalho desenvolvido pelas secretarias da PMV. Ele ainda perguntou ao prefeito sobre a penalidade destinada às pessoas que jogam lixo na rua fora do horário adequado. "A multa é de 650 reais, mas além de multar, é feito uma conscientização permanente junto à população. Se o lixo for tóxico, a multa será agravada", respondeu.

O vereador Max da Mata (PDT) sugeriu uma versão municipal do Projeto Campeões de Futuro do Governo do Estado e pediu ainda mais esforços para diminuir a problemática das praias de Vitória. "Eu implantei o Projeto Campeões de Futuro quando fui secretário de esporte. Ele tem toda a nossa simpatia e podemos avançar nesse sentido", registrou o prefeito.
Wanderson Marinho (PSC) pediu melhorias para as escolas da Cidade e a inauguração da nova unidade de saúde da Grande Vitória. Ele ainda parabenizou o prefeito pelas melhorias implantadas na Grande São Pedro. "A sensação de segurança aumentou consideravelmente", destacou.

O Presidente da Casa, vereador Vinicius Simões (PPS), finalizou a Sessão Especial elogiando a postura dos vereadores de Vitória que elogiaram quando tiveram que elogiar e fizeram questionamentos para defender os interesses da cidade. "Cumprimos a nossa missão de cobrar ações importantes para Vitória", concluiu.

Estiveram presentes à Sessão os vereadores: Cleber Felix (PROG); Dalto Neves (PTB); Davi Esmael (PSB); Denninho Silva (PPS); Waguinho Ito (PPS); Leonil (PPS); Luiz Paulo Amorim (PV); Max da Mata (PDT); Mazinho dos Anjos (PSD); Nathan Medeiros (PSB); Neuzinha de Oliveira (PSDB); Roberto Martins (PTB); Sandro Parrini (PDT); Vinícius Simões (PPS) e Wanderson Marinho (PSC).



Tags:



Publicidade