Guaçuí

Obras retomadas no bairro Manoel Alves Siqueira - Infraestrutura

Infraestrutura Obras retomadas no bairro Manoel Alves Siqueira

Funcionários da empresa responsável reiniciaram os serviços de construção da rede de drenagem e também da instalação de meios fios


As obras de infraestrutura e pavimentação do bairro Manoel Alves Siqueira foram retomadas pela Construtora São Miguel, empresa responsável pelos serviços. Trabalhadores reiniciaram a construção da rede de drenagem e também a instalação de meios fios, o que antecede toda e qualquer pavimentação das ruas. A obra está sendo realizada com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, oriunda de uma emenda da senadora Rose de Freitas, num convênio assinado com a Prefeitura de Guaçuí.

O convênio foi cadastrado e aprovado pelo Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), em 2015, mas só foi homologado pelo governo em 2017. Sendo assim, a ordem de serviço para a realização da obra, com valor total que passa de R$ 1,1 milhão, foi assinada no dia 26 de abril do ano passado, pela prefeita Vera Costa. No entanto, precisou ser paralisada no dia 14 de agosto do mesmo ano. Isto porque, seguindo normas da União, os recursos chegam à conta do município, por intermédio da CEF, conforme a realização de cada fase.

Agora, desde o dia 29 de janeiro, com a chegada de novos recursos da primeira e única medição feita, a empresa retomou a obra. A primeira medição foi feita no dia 20 de junho e foi enviada para o governo federal, depois de realizada a primeira fase dos serviços, sendo realizada uma parte de drenagem e início da colocação de meios fios, conforme informação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que acompanha os trabalhos. A obra no Manoel Alves Siqueira prevê a realização de infraestrutura de todas as ruas do bairro, com drenagem, instalação de meio-fios, pavimentação e calçada cidadã.

Agora, foi iniciada uma nova fase que, quando terminada, precisará de nova medição para que mais recursos sejam enviados. Como foi explicado pela Semosp, a questão é que o valor total da obra passa de R$ 750 mil e, acima deste valor, o governo federal só libera recursos mediante as medições, que é a prestação de contas do que foi realizado pela empresa responsável. Essa verificação de medição é feita por um engenheiro da Caixa Econômica Federal que precisa vir ao município, em visita técnica, para fazer essa aferição da realização das etapas das obras, visando a liberação do dinheiro.

A prefeita Vera Costa comemora o reinício das obras e coloca que sua administração está trabalhando para que as tudo possa ser realizado e finalizado no espaço de tempo mais curto possível. "Sonhamos junto com os moradores a realização dessa obra, só que precisamos seguir o que é estipulado no convênio, para a vinda dos recursos, e trabalhamos todos os dias para que isso aconteça com a maior rapidez possível, e tenho certeza que, em breve, os moradores do Manoel Alves Siqueira terão um bairro com toda estrutura que merecem", afirma a prefeita.


Tags:



Publicidade