Espírito Santo

Classificação máxima do Ministério do Turismo - No topo do ranking

No topo do ranking Classificação máxima do Ministério do Turismo

Vitória está entre os 57 municípios brasileiros que receberam a nota máxima "A" no Mapa do Turismo, classificação elaborada pelo Ministério do Turismo (Mtur). A capital é a única cidade do Espírito Santo a receber o conceito máximo na avaliação e se manteve entre as cidades no topo do ranking, cujo último levantamento havia sido realizado em 2013.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, avalia a classificação como resultado do trabalho feito no setor de turismo na capital. "O turismo na cidade tem aumentado muito. Nós estamos trabalhando bastante, como todos estão vendo, cuidando do meio ambiente, cuidando das relações com eventos, bares, restaurantes, hotéis e setores produtivos, diminuindo a burocracia, facilitando a vida de quem empreende na cidade ao máximo, e as coisas estão dando resultado".

Luciano não escondeu a felicidade com os dados: "Eu estou muito feliz com essa classificação do Ministério do Turismo, que eleva Vitória ao cenário nacional como uma cidade que se preocupa e faz turismo de qualidade. E quando você faz turismo de qualidade, você melhora a qualidade de vida para quem mora e quem trabalha na cidade, além de quem a visita".

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, faz coro com o prefeito: "É a concretização do trabalho que vem sendo feito. Vitória é uma cidade que está estruturada, pensando no turista, e que conta com uma rede hoteleira significativa. Estamos muito bem posicionados nos setores de gastronomia, lazer, e, principalmente, segurança, que é o que atrai muitos visitantes".

Recursos
A categorização avalia o potencial turístico levando em conta dados do setor de hospedagem que contabilizam as ocupações formais, o número de estabelecimentos e a estimativa do fluxo turístico doméstico e internacional. O mapa divide 3.825 municípios das 328 regiões turísticas do País em categorias de A a E.

Dessa forma, o Ministério dispõe de elementos para aprimorar a gestão do turismo, otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. A intenção é agrupar municípios com características semelhantes a fim de serem traçados parâmetros para atendimento a diferentes necessidades deles.

"Esse mapa é muito importante porque Vitória é a única cidade do Espírito Santo que recebeu a classificação A do Ministério do Turismo. Isso tem relação com os repasses de verba e convênios que são feitos de acordo com a classificação das cidades", pontuou o prefeito Luciano Rezende.

Verão
Um reflexo do conceito A recebido pela capital do Ministério do Turismo pôde ser percebido com o sucesso que o verão está sendo na capital. Um dos destaques, e que tem recebido muitos elogios de turistas e moradores, é a realização do Festival Gastronômico de Verão, em quiosques de Camburi, com bares da Roda de Boteco. Outros pontos positivos e que atraíram turistas na estação foram o Réveillon e o Carnaval de Vitória, com os desfiles das escolas de samba e os blocos de rua.

"As ocupações de hotéis aumentaram no período de desfiles de escolas de samba, Carnaval e Réveillon. Além disso, nos principais feriados a cidade tem sido ponto de destino das pessoas, e isso é uma transformação muito importante. Este verão, por exemplo, foi considerado por todos o melhor verão em muitos anos", destacou o prefeito.


Tags:



Publicidade