Vitória

91% dos clientes deixam de comprar por atendimento ruim - Economia

Economia 91% dos clientes deixam de comprar por atendimento ruim

Uma pesquisa avaliou o comportamento do consumidor capixaba e mostrou o nível de satisfação com o atendimento nos setores de comércio e serviços. De acordo com o estudo, 51% dos capixabas avaliam o atendimento a clientes na capital como regular, 29,5% como bom, 9% como ruim, 6% como ótimo e 4,5% como péssimo.

A pesquisa – realizada em janeiro deste ano com 200 moradores de Vitória – teve o objetivo de descobrir comportamentos e identificar alguns hábitos de consumo do capixaba e foi realizada em vários bairros de Vitória, abordando somente moradores da capital.

Foi identificado, por exemplo, que 60,5% dos capixabas preferem comprar em lojas físicas, contra 7% em lojas virtuais e 32,5% costumam comprar em ambas. Quanto ao item mais importante em um ambiente de compra, 48,5% citaram atendimento. Como o segundo item, foi citado a limpeza, e o terceiro mais citado foi organização.

O estudo mostrou também que 91% dos consumidores já deixou de efetuar uma compra por causa da qualidade ruim do atendimento. Quando perguntado se o bom atendimento influencia para que compre novamente um produto/ serviço 95,5% responderam que sim.

"O cliente é de extrema importância para as empresas e, por incrível que pareça, muitas ainda não se preocupam em criar experiências memoráveis em seus pontos de venda. Sem o cliente, as organizações perdem a razão de existir", explica Lorena Bastos, uma das responsáveis pela realização da pesquisa.


Tags:



Publicidade