Serra

Município vai medir infestação do Aedes aegypti - Combate à Dengue

Combate à Dengue Município vai medir infestação do Aedes aegypti

A partir de segunda-feira (19), os agentes de Combate a Endemias da Serra irão a campo para realizar o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).
O objetivo é identificar os locais onde há larvas do mosquito, responsável por transmitir dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por meio da ação, é possível delimitar um mapa com os locais onde há criadouros e traçar estratégias para eliminá-los.

"Em 2017, realizamos várias ações de combate ao Aedes aegypti em bairros estratégicos. Por isso, neste ano, vamos realizar novamente esse levantamento", explicou o gerente de Vigilância Ambiental em Saúde da Serra, Gilberto Mário dos Santos.

Ações

A Serra é o município do Estado com o maior número de armadilhas para pegar o Aedes aegypti. São mais de 1.200 equipamentos ativos. Os dados abastecem em tempo real um sistema que auxilia a identificação dos locais onde há mais incidência do mosquito e também se ele está contaminado ou não. Isso possibilita a adoção de medidas estratégicas para a eliminação do vetor.

Além disso, estão entre as ações de rotina a passagem do carro fumacê e do UBV pesado, colocação de larvicidas nas valas e córregos, o trabalho com bombas costais para pulverização, atividades de educação em saúde e visitas domiciliares a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Disque-Dengue


Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, pode ligar para o telefone 3228-5394.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?