Guarapari

Governo e Cesan anunciam obras de esgotamento em Meaípe - Investimentos no ES

Investimentos no ES Governo e Cesan anunciam obras de esgotamento em Meaípe

Guarapari, uma das cidades de maior fluxo turístico do Espírito Santo, recebe mais investimentos que contribuem com a preservação das praias e a melhoria da saúde da população. Um pacote de R$ 16,2 milhões, do Programa Saneamento para Todos, liberado pelo Ministério das Cidades, será investido em complementação de obras de esgotamento sanitário em Meaípe, o que beneficiará 20.540 habitantes. Estiveram presentes, na assinatura da ordem de serviço, o govenador Paulo Hartung, o presidente da Cesan, Pablo Andreão, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Amadeu Wetler, a diretora Operacional, Sandra Sily, técnicos da empresa e moradores do município, totalizando aproximadamente 250 pessoas.

O governador Paulo Hartung reforçou a importância de o Estado investir R$ 16 milhões para o saneamento básico e destacou que é uma obra prevista para 17 meses. "Vamos fazer da cidade saúde um município cada vez mais saudável. É o combate a doenças proporcionando cada vez melhor balneabilidade nesta região em que Deus foi absolutamente caprichoso e nós humanos não fizemos o que deveria ser feito. Essa obra é para consertar e valorizar uma cidade reconhecida internacionalmente. Guarapari é a galinha dos ovos de ouro. A cidade sofreu muito com a ocupação desordenada, mas agora vamos cuidando dela devagarzinho. Guarapari tem tudo para ser a porta de entrada do Espírito Santo e do Brasil", destacou Paulo Hartung.

O projeto foi concebido para acompanhar o crescimento populacional até 2041, estimado em 38.484 habitantes nos bairros de Meaípe, Enseada Azul, Vila Guaibura e Nova Guarapari. As obras compreendem a construção de uma Estação de tratamento de esgoto, uma elevatória de esgoto tratado e redes.

O esgoto coletado por esse sistema será enviado para a nova estação de tratamento (ETE) com tecnologia de ponta. Após a conclusão desta ETE, a antiga será desativada.

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, explica que os recursos irão contribuir com o esforço de universalização dos serviços esgotamento sanitário no Estado. "O cuidado com as contas públicas, o trabalho em equipe e a boa gestão permitiram, mesmo com um cenário de adversidades, realizar e ampliar os nossos investimentos, melhorando, com isso, a qualidade de vida da população capixaba", enfatizou.

Rumo à Universalização

O sistema caminha rumo à universalização, pois a parte central do município já está com sistema implantado, a parte sul vai complementar com o investimento citado e a parte norte está em fase de projeto. "O pacote de investimentos que se inicia hoje vai abranger Vila Guaibura, Meaípe, Enseada Azul e Nova Guarapari. Uma nova ETE, uma elevatória e mais oito quilômetros de rede serão implantados. Com isto adiantamos as metas do Plano Municipal de Saneamento em cinco anos", afirma Andreão.


Tags:



Publicidade