Espírito Santo

Diagnóstico precoce pode salvar vidas - Câncer infantil

Câncer infantil Diagnóstico precoce pode salvar vidas

Fique atento! Em casos diagnosticados cedo, chance de cura das crianças e adolescentes com câncer chega a 80%


Em 2018, 12,5 mil novos casos de câncer infantil devem ser diagnosticados no Brasil, indica o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com a atenção dos pais e responsáveis a alguns sintomas comuns e assistência médica adequada, a doença pode ser identificada ainda no início, aumentando as chances de sucesso com o tratamento adequado. Em 80% dos casos, há chances de o câncer ser vencido.

De acordo com o Inca, os tipos mais comuns de câncer em crianças e adolescentes são a leucemia, que afeta os glóbulos branco, células que atuam na defesa do organismo; do sistema nervoso central; linfomas (no sistema linfático); neuroblastoma (no sistema nervoso periférico); tumor de Wilms (nos rins); e retinoblastoma (na retina).

Alguns dos sintomas de câncer são comuns em outras infecções frequentes na infância, como gânglios inflamados no pescoço e manchas roxas. Os pais, alerta a oncologista Isis Magalhães, diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, não devem entrar em pânico, e os profissionais de pediatria devem estar preparados para identificar e diferenciar os sintomas de câncer, que apresentam comportamento diferente do normal.

"A leucemia afeta a medula óssea, a fábrica do sangue. Assim, os sintomas que aparecem são de falência de produção de sangue: a criança fica anêmica sem explicação, com uma frequência de infecção diferente e pode apresentar sangramentos e manchas roxas. Mas é diferente de hematomas na perna, por exemplo, porque são manchas em lugares não habituais", explica.

No Hospital da Criança de Brasília, são recebidos entre 180 e 200 novos casos por ano. A quimioterapia dura em torno de dois anos, e os cuidados com a saúde da criança duram mais cinco anos após o tratamento.

Diferentemente do câncer em adultos, não é possível realizar medidas preventivas, como exames de rotina e suspensão de hábitos como o cigarro. O câncer infantil tem crescimento rápido e não costuma ser localizado, mas tem maior chance de cura. "Nossa maior arma é o diagnóstico precoce, para que a criança esteja em melhores condições para iniciar o tratamento", afirma a especialista.


Fique do olho nos seguintes sintomas que podem indicar câncer:

- Palidez, hematomas, sangramento e dor óssea;

- Caroços e inchaços, em especial quando indolores e sem febre;

- Inchaço na barriga;

- Dores de cabeça persistentes e vômitos;

- Perda de peso sem explicação;

- Falta de ar ou tosse persistente;

- Mudanças nos olhos, como perda visual e hematomas.


Tags:



Publicidade