Aracruz

Ações para evitar extinção de espécies ameaçadas em restinga - Preservação

Preservação Ações para evitar extinção de espécies ameaçadas em restinga

Ações incluem esforços de prevenção e vigia para inibir a caça predatória e preservar a existência das espécies. 

O guaiamum é um dos crustáceos mais conhecidos do litoral de Aracruz, cujo biossistema é rico de espécies. O guaiamum também representa a situação de diversas espécies desse biosistema, que estão ameaçadas de extinção devido à caça ilegal e predatória.

Para manter a preservação das áreas de restinga e manguezais em Aracruz, a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) atua realizando rondas em áreas comuns para a cata de crustáceos, como no caso do guaiamum.


Em janeiro deste ano, por exemplo, quase 28 armadilhas para captura de guaiamum foram apreendidas pela equipe. As ratoeiras foram encontradas durante o patrulhamento. São materiais de uso proibido, já que contribuem na pesca e cata predatória de espécies que estão ameaçadas de extinção, como é o caso do guaiamum. 

Denúncia 

No Brasil, o crustáceo está ameaçado de extinção sobretudo devido à caça predatória e à destruição do seu habitat. Para evitar a extinção, várias medidas governamentais vêm sendo tomadas, incluindo a criação de áreas protegidas e a adoção da prática do período de defeso.

Quem flagrar práticas ilegais em áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental em qualquer dia da semana, inclusive sábado e domingo. Os telefones para denúncias são (27) 9 9971-4462 e (27) 3270-7065.



Tags:



Publicidade